scorecardresearch ghost pixel



É possível beber quentão e dirigir? Entenda o que a legislação diz sobre isso

Beber quentão e dirigir é uma dúvida comum em quem gosta de participar das festas juninas.



No mês das festividades juninas, muitas comidas e bebidas típicas são servidas. Este ano marca o retorno das celebrações depois de dois anos sem, devido a pandemia da Covid-19. E, nesse dia de São João, a expectativa é de muita celebração ao redor do país. E, diante disto muitas pessoas ficam em dúvida se podem beber quentão e dirigir?

Veja também: 4 itens que fazem bastante falta no carro do motorista brasileiro

O que nos informa a legislação?

A Lei estabelece um conjunto de penalidades para o condutor que dirigir alcoolizado. Recentemente, no dia 18 de maio de 2022, uma nova decisão foi publicada pelo Superior Tribunal Federal, que reconheceu o bafômetro como uma medida de fiscalização constitucional.

Vale ressaltar que o Código de Trânsito Brasileiro institui tolerância zero ao consumo de álcool, sendo considerado uma margem de erro de 0,04 mg/L a cada teste de bafômetro feito.

As punições são bastante severas, vão desde multa e retenção do veículo até a prisão do condutor. Essa variação na punição se deve principalmente a quantidade de álcool no sangue, que segue a seguinte regra: entre 0,04mg/L até 0,33mg/L é considerado uma infração de trânsito, acima disso é considerado crime, sendo encaminhado para a delegacia, além de sofrer todas as demais penas, como multa e suspensão do direito de dirigir.

Apesar de polêmica, a negativa ao realizar o teste, a pena pode chegar até 10 vezes o valor da infração gravíssima, totalizando R$ 2.934,70, uma pena igual a dirigir alcoolizado.

Mas, afinal é possível beber quentão e dirigir?

Como a tolerância para o teste do bafômetro é zero, não é possível consumir quentão, pois normalmente é feito com vinho e até mesmo é acrescentado cachaça, logo o quentão terá uma certa graduação alcoólica.

Para poder beber um quentão e dirigir temos que ter a certeza de que ele foi feito apenas com suco, pois mesmo que seja colocado uma pequena quantidade de álcool poderá acusar no bafômetro.

A condução de um veículo envolve muita responsabilidade e a bebida alcoólica reduz muito a capacidade de concentração e reduz os reflexos, fatores que são essenciais para uma direção segura, então, se for beber não dirija, hoje existem várias opções para se deslocar de forma segura.




Voltar ao topo

Deixe um comentário