scorecardresearch ghost pixel



Entenda qual o melhor horário para treinar de acordo com especialistas

Uma pesquisa revelou os benefícios do treino matinal e noturno em homens e mulheres. E a conclusão que chegaram é que existem diferentes efeitos.



Quem treina sabe que o horário de maior pico na academia é sempre no final do dia quando as pessoas terminam o trabalho. Mas será que existe um melhor horário para realizar o treino?
O horário de treino geralmente é definido de acordo com a disponibilidade ou gosto pessoal de cada um. Não existe uma regra que estabeleça qual é o melhor horário. 

Veja também: 12 alimentos que estão drenando toda sua vitalidade e te deixando exausto

Porém a ciência tem buscado respostas, e há evidências científicas que sugerem horários específicos que são melhores para os homens e para as mulheres. Leia esse artigo até o final para entender.

Entenda qual o melhor horário para treinar de acordo com especialistas

Por que começar o treino pela manhã?

A maioria das pessoas que treina pela manhã relata que se sente mais disposta, com melhor humor e vontade para realizar suas atividades diárias. Isso acontece porque o treino pela manhã libera a produção de serotonina e outros hormônios responsáveis pelo bem-estar.

Há preparadores físicos que afirmam que o treino matinal favorece o ganho de massa muscular, porque pela manhã, logo cedo, o corpo libera mais insulina e cortisol, que, por sua vez, ajudam na absorção de proteínas nos músculos.

No entanto, estudos realizados nos Estados Unidos, pela equipe da Skidmore College, demonstraram que a atividade física produz efeitos diferentes em homens e mulheres.

O estudo foi feito com 56 voluntários, 30 mulheres e 26 homens, com idade entre 25 e 55 anos. Todos com peso normal, não fumantes e saudáveis. No período de 12 semanas, o grupo foi submetido a rotinas de exercícios físicos durante 60 minutos, em quatro dias intercalados.

O grupo realizou os exercícios matinal, tomaram café da manhã e comeram com intervalos de 4 horas. E o grupo que realizou atividades noturnas, também fizeram suas refeições com intervalos de 4 horas.

E o resultado da pesquisa constatou que exercícios pela manhã são eficazes para reduzir gorduras na região da barriga em mulheres, além de que treinos noturnos ajudam as mulheres a ganharem mais força, potência e resistência muscular.

Para os homens, o estudo concluiu que treinar durante à noite ajuda a reduzir a pressão arterial, os riscos de doenças cardíacas e a sensação de fadiga. Ademais, os homens que treinam à noite sentem menos fadiga muscular e há aceleração de queima de gordura, em comparação com o treino pela manhã.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário