scorecardresearch ghost pixel



Estudantes poderão solicitar internet grátis; entenda como vai funcionar

Conexão acontecerá por meio de um chip a ser entregue a cada participante. Inscrição no CadÚnico será necessária para a inclusão.



Os alunos de escolas brasileiras que cursam a partir do 3º ano do ensino fundamental poderão solicitar o acesso gratuito à internet banda larga. Além deste grupo, aqueles que cursam o ensino médio também serão beneficiados com o projeto Internet Brasil.

Leia mais: Aposentadoria para pessoa de baixa renda: o que é, como funciona e como solicitar pela internet

A apresentação do novo programa foi feita na semana passada pela secretária de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia Lobo, durante entrevista no programa “A Voz do Brasil”.

Para ter acesso a esta oportunidade, os estudantes deverão fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Sobre a conexão, ela acontecerá por meio de um chip a ser entregue a cada participante. Mais detalhes sobre como se cadastrar serão divulgados em breve.

Acesso à internet nas escolas

Segundo a secretária, o intuito é garantir a conexão à internet também em todas as escolas públicas brasileiras. A primeira fase da implementação acontecerá nos seguintes locais: Paraíba (Campina Grande e Caruaru), Pernambuco (Petrolina) e Bahia (Juazeiro) e Rio Grande do Norte (Caicó e Mossoró).

Esses municípios funcionarão como “pilotos” do projeto, que pretende analisar os aspectos funcionais e assim expandir da melhor forma o acesso à banda larga para o maior número de estudantes brasileiros.

Durante a entrevista, Nathalia citou ainda um outro programa responsável por levar internet gratuita aos brasileiros, o Wi-Fi Brasil. O serviço é disponibilizado para comunidades em grande situação de vulnerabilidade, em que o sinal de banda larga não consegue chegar, apenas via satélite.

A secretária destacou que esse programa já disponibilizou internet de alta velocidade em mais de 17 mil pontos espalhados pelo país, em regiões habitadas por comunidades indígenas, quilombolas e zonas rurais mais afastadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário