Na hora de uma refeição, é comum que muitas pessoas se perguntem se existe uma ordem correta para ingerir os alimentos e se isso pode interferir na nutrição do dia a dia. Afinal, a dieta brasileira é bem variada e sempre tem muita mistura de sabores e ingredientes. Porém, saiba que sim, existe uma ordem certa para comer que você vai descobrir hoje qual é.
Veja também: Isto é o que acontece com seu corpo ao comer amendoim diariamente
Qual é a ordem certa para comer em qualquer refeição do dia?
Primeiramente, saiba que a maneira como o organismo vai funcionar após e durante uma refeição está ligada com a ordem certa para comer. Na prática, você deve seguir a seguinte fórmula:
1º – Proteínas;
2° – Fibras;
3º – Gordura;
4º – Carboidrato.
Pelo menos, uma coisa está certa em todas as casas brasileiras. A sobremesa, rica em carboidrato, está no final da refeição, seja ela qual for. Mantenha essa forma para ter um funcionamento mais adequado do organismo.
A ordem certa para comer visa reduzir os picos de glicemia do organismo e evitar que o açúcar se acumule no sangue da pessoa.
Por que existe uma ordem certa nas refeições?
O que ocorre é que ao comer proteína, seguida de fibras e gorduras, o organismo libera uma substância chamada GLP1. Ele faz com que o organismo deixe de liberar o glucagon, pois ele entende que a taxa de glicemia subiu.
A sensação de saciedade será bem maior se comer dessa maneira e dentro da ordem sugerida. Pessoas que querem emagrecer podem se beneficiar do rito sugerido acima. Pacientes diabéticos e obesos também podem obter ganhos para a saúde do corpo.
Por fim, várias pesquisas recentes mostram que a absorção dos nutrientes fica otimizada ao obedecer a uma ordem correta para comer. O próprio organismo funciona melhor dentro de padrões e de rotinas. Por isso, estabeleça esse hábito por algum tempo e comece a sentir os benefícios na saúde.