scorecardresearch ghost pixel



Governo quer vale-gás todos os meses; quando começa a ser pago?

O governo pode apresentar nos próximos dias um projeto para tornar o vale-gás mensal. Outra opção é aumentar o valor do benefício.



O governo federal tem um projeto para tornar mensal o benefício do vale-gás. Atualmente o benefício é pago a cada dois meses para as famílias de baixa renda. O voucher é de 50% do preço médio do botijão de gás, conforme levantamento de valores feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Leia mais: 14º do INSS avança no Congresso: grupo poderá receber até R$ 2.424

Atualmente cerca de 5 milhões de famílias recebem o vale-gás. O governo tem duas linhas para aumentar a importância do benefício, sendo o pagamento mensal ou o aumento do repasse.

Vale-gás mensal

O pagamento do vale-gás é sempre nos meses pares. Ou seja, neste ano já foram feitos repasses nos meses de fevereiro, abril e junho. O próximo pagamento está previsto para agosto.

A cada nova rodada o governo federal recebe os dados da ANP para calcular o valor do benefício. É sempre de 50% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos.

A possibilidade de pagamento do vale-gás mensal ainda é conversa de bastidor. O que se sabe é que o governo busca formas de ampliar o programa. Mas nenhuma definição foi oficialmente divulgada até agora.

A expectativa é de que o governo envie o projeto ao Congresso Nacional nos próximos dias. Se a medida for aprovada, o vale-gás pode ser pago todos os meses, pelo menos até o final de 2022.

A parcela mais recente teve o pagamento neste mês de junho, no valor de R$ 53. O calendário segue o final do número de inscrição social (NIS) dos beneficiários.

Para saber quando receber é só consultar pelo aplicativo Auxílio Brasil, Caixa Tem ou por meio do Atendimento Caixa no telefone 111. Outra forma de acesso à informação de pagamento é pela central do Ministério da Cidadania pelo telefone 121.

Tem direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A renda familiar por pessoa da casa tem que ser menor ou igual a meio salário mínimo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário