scorecardresearch ghost pixel



IR 2022: 2º lote da restituição será pago em junho; veja quem recebe

Confira aqui o calendário atual da restituição do Imposto de Renda desse ano.



Todos aqueles cidadãos que precisam declarar imposto de renda esse ano tiveram até o último dia 31 para prestar as contas necessárias para a Receita Federal, inclusive, foi no mesmo dia em que se iniciou o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022.

Veja também: Quanto vai custar o diesel e a gasolina após a redução dos impostos?

Foi divulgado que cinco lotes do Imposto de Renda 2022 serão pagos entre os meses de junho e setembro.

Apesar de muitas pessoas acharem que é melhor receber a restituição do imposto primeiro, todos aqueles que são deixados por último conseguem receber um valor maior, visto que quanto mais tempo o dinheiro demora para cair na sua conta bancária, maiores são os juros sobre ele.

Confira as datas reservadas para o pagamento da restituição do Imposto de Renda e descubra também quando você receberá a sua.

Veja o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022

Os valores referentes à restituição do Imposto de Renda desse ano começaram no dia 31 de maio por meio de uma divulgação da Receita Federal afirmando que não haveria nenhum tipo de correção no primeiro lote.

Já aqueles que estão no segundo lote terão o dinheiro do Imposto de Renda corrigido em 1%.

Quanto aos outros lotes, a Receita Federal ainda não divulgou qual será a porcentagem de juros da restituição, mas você já pode verificar como está a tabela de restituição até agora:

Lote Data de pagamento Correção
31/05 0%
30/06 1%
29/07 Não divulgado
31/08 Não divulgado
30/09 Não divulgado

É possível saber em qual dos lotes posso receber a restituição do IR?

Não há como saber quando cada pessoa irá receber a restituição do Imposto de Renda 2022, mas uma coisa é fato: quanto antes você entregar a sua declaração do imposto de renda, mais cedo receberá a restituição.

Contudo ainda existem alguns fatores que são levados em consideração para realizar o pagamento das restituições nos primeiros lotes. Veja a seguir quais são esses fatores, de acordo com o artigo 69 da Lei 9.784:

  • Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • Deficientes físicos ou mentais;
  • Idosos com mais de 80 anos;
  • Pessoas com algum tipo de doença grave, como Parkinson ou Alzheimer, por exemplo;
  • Pessoas que têm o magistério como fonte de renda principal.

Todos que atendem aos fatores acima têm prioridade na hora de receber a restituição do Imposto de Renda 2022. Logo em seguida entra a ordem de entrega da declaração.




Voltar ao topo

Deixe um comentário