scorecardresearch ghost pixel



IR 2022: mais de 2 milhões de contribuintes podem estar na malha fina; saiba como consultar

O prazo para a declaração do IR 2022 já terminou. Segundo a Receita Federal, mais de 2 milhões de contribuintes podem cair na malha fina. Veja como evitar.



O prazo para a declaração do Imposto de Renda terminou na última terça-feira, 31. Dados da Receita Federal mostram que, pelo menos, 2 milhões de contribuintes entregaram a declaração com pendências e têm grandes chances de cair na malha fina na declaração do IR 2022. Veja como consultar quais as suas chances.

Leia mais: Imposto de Renda 2022: MEI tem até final de junho para declarar

Apesar das inconsistências já encontradas pela Receita Federal, os contribuintes podem regularizar a situação ao corrigir as informações que ficaram incorretas, isto é, nas divergências sobre os rendimentos, gastos médicos, despesas com educação e tantas outras que podem ter sido submetidas com equívocos.

Malha fina IR 2022

A consulta da declaração do Imposto de Renda é um passo importante para que o contribuinte não caia na famosa malha fina e mantenha pendências com ao órgão, pois o dinheiro da restituição fica retido até que os erros sejam corrigidos.

O pagamento da restituição está dividido em cinco lotes. A Receita deve pagar cerca de R$ 24,7 bilhões em restituições aos contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo e sem erros.

A consulta ao extrato da declaração pode ser feita por meio do portal e-CAC. O contribuinte identifica durante o acesso quais são as pendências. Ali mesmo ele já pode fazer os ajustes, ou seja, o processo é muito prático e independe, logo não é necessário esperar nenhuma intimação por parte da Receita Federal.

Ao final desse ano de 2022, as declarações que não forem corrigidas vão cair na malha fina, sim. É por isso que a sugestão de hoje é acertar as suas inconsistências o quanto antes.

Dados da Receita Federal mostram que, no ano de 2021, um total de 869.302 pessoas caíram na malha fina.

Os motivos quase sempre são os mesmos: a grande maioria peca principalmente pela omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual. Então se você está em dúvida sobre estar ou não com pendências na declaração, basta acessar o portal e-CAC ou o aplicativo do Imposto de Renda.

Caso contrário, se estiver tudo certo, o contribuinte já pode receber a restituição, pois o primeiro lote foi liberado em 31 de maio. O calendário segue até 30 de setembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário