scorecardresearch ghost pixel



Motivo para ficar online: jogos de celular podem trazer benefícios à saúde

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, os jogos de celular podem estimular o desenvolvimento mental, aliviar estresse e servir como ferramenta de educação.



Os games eletrônicos, especialmente jogos de celular, são conhecidos por serem distrações fúteis ou até perda de tempo, certo? Sim, mas a verdade não é exatamente essa, já que alguns desses softwares podem trazer benefícios para a saúde.

Veja também: Nokia estudar relançar clássico celular ‘tijolão’, incluindo ‘jogo da cobrinha’

Jogos de celular também podem fazer bem para a saúde

O médico Raphael Spera cedeu entrevista para o portal Uol e relatou que alguns jogos de celular realmente podem trazer ganhos para a saúde. No caso, trata-se de games que auxiliam no desenvolvimento cognitivo de uma pessoa.

Existem joguinhos como Letreco, Termo, Wordle e outros que forçam o raciocínio humano a encontrar respostas. Na prática, não são jogos de celulares focados apenas em aventuras e histórias de ficção. Eles ajudam a mente a trabalhar com enigmas e desafios lógicos, o que estimula as ligações neurais.

Jogos como exercício mental não são novidades

Não é preciso ir muito longe para entender que existem jogos que são benéficos para os seres humanos. Alguns games de tabuleiro, como xadrez, por exemplo, comprovadamente estimulam o desenvolvimento da inteligência.

Crianças que praticam jogos de memória tendem a ter uma capacidade maior de memorização do que as que não fazem isso. Todos esses resultados já foram colocados à prova em diversas pesquisas pelo mundo inteiro.

Isso também pode ser observado com os jogos de celular, principalmente os que simulam situações estratégicas ou desafiadoras. Um estilo de jogo muito popular e que já foi sugerido como alternativa para prevenção de doenças degenerativas da mente é o Sudoku. Inicialmente trazido em revistinhas, existem diversos aplicativos que tratam dessa lógica de jogo.

Mais educação

Além dos benefícios à saúde da mente, os jogos de celular ajudam a aliviar o nível de estresse e podem promover mais educação. O game Letreco, por exemplo, consiste em adivinhar conceitos da língua portuguesa.

Existem cruzadinhas históricas e outros tipos de jogos de celular que estimulam o conhecimento em todos os jogadores. Por isso, antes de criticar os polêmicos games, é melhor entender quais são as opções e fazer escolhas mais assertivas na hora de jogar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário