scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH: saiba se você está entre as pessoas que já pode fazer a troca

Você já soube que a nova CNH sofreu algumas mudanças muito drásticas, mas muito interessantes? Veja algumas delas e saiba se precisa solicitar uma atualização em breve.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por algumas atualizações, assim como algumas regras referentes ao trânsito ficaram disponíveis. A nova habilitação, na verdade, já está disponível desde 1 de junho desse ano, contudo está sendo emitida aos poucos pelos órgãos de cada estado.

Veja também: Ansioso pela nova CNH? Veja se dá para trocar a antiga antes do vencimento

O documento em questão é necessário para todas as pessoas que desejam ser condutoras de veículos motorizados (carros, motos, caminhões, ônibus, etc.) em vias públicas, portanto é completamente indispensável.

Quando um motorista se propõe a dirigir sem ter uma CNH em seu nome, ele está sujeito à multas e a outros tipos de problemas judiciais, afinal de contas, a falta de documentação é descumprimento de lei.

E se tudo isso ainda é novidade para você, leia mais sobre as mudanças que foram identificadas na habilitação desde as novas emissões no início do mês e saiba também como atualizar a sua através da internet.

Quais foram as principais mudanças na nova CNH?

Uma das alterações que mais chamou a atenção diante do novo documento tem relação com as cores do documento, pois agora ela está nas cores amarelo e verde. Além desse detalhe, há novos métodos de segurança impressos.

O código Machine Readable Zone (MRZ) é um desses. Você também perceberá que há mais dados pessoais do motorista na nova carteira, bem como os desenhos que informam quais são os veículos que ele está apto a dirigir, de acordo com a letra de classificação do seu documento.

Quais pessoas podem ter a nova Carteira Nacional de Habilitação?

Todas as pessoas que forem renovar a CNH, as que forem emiti-la pela primeira vez e também aquelas que forem obter as suas vias definitivas já terão o novo modelo em mãos. De toda forma, é importante ressaltar que não há obrigatoriedade na troca urgente do documento.

Em outras palavras, aqueles que ainda utilizam os modelos antigos não precisam ter pressa para fazer a troca. Na verdade, eles só precisam trocar a carteira quando a data de validade expirar.

Agora no que se refere às respectivas datas de validade de cada CNH, elas estão variando de acordo com a idade de cada condutor. Veja como:

  • Condutores que estão com até 49 anos precisam trocar o documento a cada dez anos;
  • Condutores que estão entre 50 e 69 anos precisam trocar a cada cinco anos;
  • Condutores que estão com 70 anos ou mais que isso, precisam trocar a cada três anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário