scorecardresearch ghost pixel



Nova identidade pode ser usada em viagens internacionais

Versão atualizada do RG terá código MRZ (Machine Readable Zone), também presente em passaportes. Saiba mais.



O novo RG já está valendo em todo o país e traz uma série de mudanças para deixar a vida dos brasileiros simples e segura. Além de mais dispositivos de segurança, o documento também será aceito em viagens internacionais.

Leia mais: INSS: Justiça libera pagamentos de até R$ 72 mil a segurados; veja se você tem direito

Isso será possível com a inclusão do código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo usado em passaportes. Com ele, o brasileiro poderá utilizar a identidade nos terminais de autoatendimento para embarcar em viagens.

Entretanto, o documento será aceito apenas nos países membros do Mercosul. Ou seja: o passaporte continua sendo obrigatório para outros locais, uma vez que contém todas as informações sobre o o viajante.

Mudanças da nova identidade

A principal mudança que traz mais comodidade e coíbe fraudes é a unificação do número do RG para todas as unidades da federação por meio do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Isso significa que a numeração vai mudar quando o cidadão emitir a segunda via.

O documento também passa a ter um QR Code para consulta, inclusive offline, de informações disponíveis na versão digital. A novidade está presente na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) desde 2017.

As Secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal têm até 3 de março de 2023 para começar a emitir a versão atualizada do RG. Enquanto isso, o antigo segue válido 10 anos para quem tem até 60 anos, e por tempo indeterminado para pessoas acima dessa idade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário