scorecardresearch ghost pixel



Para que usar casca de cebola no seu jardim? Teste e se surpreenda

A casca de cebola costuma ir para o lixo, embora possa ser um excelente tônico fortificante e repelente natural de pragas para os vegetais.



Cuidar das plantas de casa, seja na horta ou em ornamentos, pode parecer uma tarefa bem desafiadora no início. Contudo, existem algumas receitas e misturar bem simples que contribuem bastante para os cuidados com jardinagem caseira. Uma delas consiste em utilizar casca de cebola para preparar um poderoso tônico fortificador e repelente de pragas.

Veja também: Cuide bem das suas plantas no inverno com essas dicas

Benefícios da casca de cebola para o jardim

Tanto a casca quanto a pele da cebola contam com antioxidantes, antimicrobianos, enxofre, potássio, fósforo, ferro, zinco, vitaminas, flavonoides, quercetina e outras substâncias. Praticamente todas elas são benéficas para a saúde dos vegetais.



A casca da cebola pode se tornar um ótimo fertilizante natural para o solo. No entanto, um ganho extra em saber aplicar o produto está no combate a diversas pragas. A casca de cebola ajuda a repelir pulgões, fungos e outros microrganismos patogênicos para seu jardim.

Aprenda como preparar uma infusão de casca de cebola para fortalecer e proteger as plantas da sua casa:

Como fazer infusão de casca de cebola

  1. Junte, mais ou menos, o equivalente a 1 kg de casca de cebola seca;
  2. Coloque dentro de um recipiente com 2 litros de água morna;
  3. Deixe assim por 2 dias (48 horas) e coe o líquido utilizando camadas de gaze ou peneira bem fina;
  4. Adicione sabão líquido ou sabão de potássio à receita para contribuir na mistura e fazer com que ela fique mais aderente às folhas e galhos;
  5.  Dilua a infusão na proporção 1 para 1 (com água) e pulverize nas plantas.

Lembre-se que as cascas também podem ser colocadas diretamente no solo ou em uma composteira. Assim, você tem a possibilidade de fazer um belo adubo para o solo e substrato. Esses ingredientes geram efeito positivo no sistema radicular vegetal. Isso quer dizer que acelera a regeneração das raízes, reduz processos degenerativos e ainda ajuda a dar mais imunidade natural ao sistema interno do ser.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário