Pare de rolar na cama! Truque dos 15 minutos ajuda a combater insônia

Se você apresenta dificuldades para dormir durante à noite, vale a pena conhecer a regra dos 15 minutos. Ela vai te ajudar a driblar a insônia e a dificuldade para descansar corretamente.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que quatro em cada 10 pessoas apresentam dificuldades para dormir. Em outras palavras, seria como se 40% da população mundial convivessem com insônia ou outros problemas para pegar no sono. 

Veja também: Alimentos da alegria: conheça 9 comidas que melhoram o humor

O número é alarmante e sinaliza para os cuidados da saúde, principalmente na hora de descansar. Por isso, se você está no time de quem tem dificuldade de pegar no sono, vamos ensinar o truque dos 15 minutos.

Como aplicar o truque dos 15 minutos para dormir

Esta regrinha é bem simples e consiste em um procedimento para se fazer quando a insônia te pegar. De acordo com especialistas, basta se deitar e esperar 15 minutos para tentar dormir. Se dentro desse tempo o sono não aparecer, levantese da cama.

Após se levantar, teste alguma atividade mais relaxante em algum outro cômodo da casa, fora do quarto. Escute músicas suaves, leia um livro ou coloque um audiobook para rodar. A meditação também é uma prática bastante indicada para combater as dificuldades de pegar no sono.

Ao sentir que o corpo está ficando sonolento, retorne à cama e repita o mesmo processo. No início, pode ser cansativo, mas vale a pena tentar o truque dos 15 minutos. Em alguns dias, a mente se acostuma e o sono deve prevalecer sem a necessidade de praticar qualquer atividade relaxante.

Além do truque dos 15 minutos faça o seguinte:

Vale destacar que o truque dos 15 minutos é apenas uma alternativa para quem sofre com insônia ou dificuldades para dormir. Existem outras coisas que todo mundo deve fazer antes de se deitar; tais como:

  • Fique longe de telas por, pelo menos, 30 minutos antes de dormir;
  • Não faça refeições 2 horas antes de se deitar;
  • Sempre prefira alimentos leves à noite;
  • Descanse em um ambiente escuro e livre de perturbações;
  • Evite bebidas estimulantes à noite;
  • Tome chás que ajudam a relaxar.

Se os sintomas persistirem, busque a ajuda de um médico para investigar o problema e começar o tratamento adequado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário