scorecardresearch ghost pixel



Versão digital do real deve passar por testes em 2023, segundo o Banco Central

A versão digital do real vai demorar um pouco mais para ficar disponível. A nova previsão foi divulgada pelo Banco Central, logo depois da greve dos servidores.



Os testes da versão digital do real devem começar em 2023, não mais em 2022 como havia sido previsto e divulgado. A nova data foi indicada pelo Banco Central. A expectativa do momento é de que a moeda digital funcione como uma extensão da versão física.

Leia mais: Autorizada pelo Banco Central, Shopee pode atuar como instituição financeira

De acordo com a instituição, o cronograma acabou atrasando por causa, principalmente, da greve dos servidores. Então foi preciso adiar o lançamento do Real Digital para acontecer apenas no segundo semestre de 2024.

Versão digital do real

Pelas previsões realizadas pelo Banco Central, os pilotos devem começar em 2023 mas também em parte do ano seguinte. É por isso que o lançamento oficial da versão digital do real foi jogado para a segunda metade de 2024.

A moeda digital vai ser garantida pela instituição.

Quem quiser usar essa versão precisará de uma carteira virtual de algum agente autorizado pelo BC.

Apesar de seu lançamento estar distante, a Federação Brasileia dos Bancos (Febraban) já analisa os impactos da nova moeda na regulação e nas empresas do país.

A moeda digital já é uma realidade na China, onde mais de 20 milhões de pessoas usam a versão digital há algum tempo, mas alguns outros países, como Estados Unidos e Venezuela, também estão avançando na criação das próprias versões digitais do seu dinheiro.

A expectativa geral é que o Real Digital traga mais segurança e facilidade para a população brasileira. A tecnologia usada na versão digital do real vai permitir o rastreio do dinheiro, ajudando a reduzir os crimes fiscais.

Entenda mais sobre o Real Digital

Desde agosto de 2020, o Banco Central organizou um grupo de trabalho para a realização de estudos sobre a emissão de uma moeda digital, pois esse é um movimento que já acontece em vários países. Essa é uma tentativa de melhorar a eficiência do mercado de pagamentos de varejo.

De acordo com o Banco Central, o Real Digital pode promover a competição e a inclusão financeira da população que ainda não é tão bem atendida pelos serviços bancários.

Algumas diretrizes do Real Digital  foram publicadas as em maio do ano passado. Por causa disso, vários encontros e ações têm discutido bastante o Real Digital junto aos brasileiros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário