scorecardresearch ghost pixel



5 fatos curiosos sobre o café que você precisa saber antes da próxima xícara

O café já foi atribuído a riscos de câncer, fato desmentido pela ciência, que mostra cada vez mais benefícios dessa bebida à saúde.



Se você é daqueles que adora acordar pela manhã e saborear uma xícara de café, então, vai gostar de conhecer algumas curiosidades desta tão popular e vigorosa bebida. O café está na lista de bebidas mais consumidas no mundo, só perde para água e para o chá. 

Veja também: Se beber café, não saia para fazer compras; entenda o porquê

No passado, o café foi “vítima” de muitas acusações que afirmavam que a bebida não era benéfica à saúde. Na verdade, essa informação trata-se de uma meia verdade, porque devemos considerar que o excesso de café, assim como o de qualquer tipo de bebida ou alimentos, provoca algumas reações desagradáveis ao organismo.

Entretanto, diversos estudos evidenciam que o consumo moderado da bebida pode contribuir para evitar problemas de saúde e, ainda, contribuir para a longevidade.

5 fatos sobre o café interessantes de conhecer

1 – Lenda da descoberta do café

Existe uma lenda em que relata a descoberta dos benefícios do café feito por um pastor de cabras etíope, que percebeu que quando seus animais que comiam os frutos de café durante o dia, não dormiam à noite. A história foi levada até o Superior do mosteiro, a partir de então, tomou-se conhecimento dos benefícios da planta que teve seu cultivo espalhado pelo mundo.

2 – O país que mais consome café

Sabemos que o café não é a bebida número um em consumo no mundo, mas o país que mais consome o café é Finlândia, onde a média de consumo por pessoa chega a ser 12,5 quilos. Mas, sabemos que o Brasil é o número um no mundo em produção industrial do produto.

3 – Beber café com analgésico potencializa a eficiência do remédio

Uma xícara de café junto com um analgésico potencializa a ação medicamentosa no sistema nervoso central em até 40%. É por isso, que as indústrias farmacêuticas colocam em suas fórmulas dosagens de cafeína.

4 – Café descafeinado possui pequenas concentrações de cafeína

Se você prefere tomar café descafeinado pensando não haver nenhuma porcentagem de cafeína, está cometendo um engano. Isso porque o café descafeinado, na verdade, possui cerca de 7 mg de cafeína, é pequena comparado ao café normal, que possui entre 70 a 140 mg em sua composição. 

5 – Café pode aumentar a longevidade

O café é uma bebida objeto de diversos estudos científicos. Muitos relacionam a bebida com o aumento da expectativa de vida. O café está associado à diminuição entre 8 % e 15 % no risco de morte, há indícios que a bebida seja excelente para a saúde do coração. Esses benefícios são conseguidos através da ingestão moderada do consumo, variando entre 1 a 4 xícaras de café por dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário