Agências Bancárias podem ser obrigadas a abrir aos sábados e domingos

O texto que trata da abertura das agências aos sábados e domingos só deve ser votado depois das eleições, mas a verdade é que o projeto tem dividido opiniões. Veja como essa permissão se dará na prática.



O Projeto de Lei 1043/19 quer permitir a abertura das agências bancárias também aos finais de semana, mas o texto deve demorar a ser votado. A previsão é que isso só seja melhor analisado depois das eleições, que acontecerão em outubro, segundo o que foi divulgado pela Câmara dos Deputados.

Leia mais: Bancos digitais: projeto visa a obrigatoriedade de agências físicas

A proposta divide as opiniões dos deputados. Tem quem acredite que a medida pode beneficiar os brasileiros que têm pouco tempo para resolver as questões bancárias ao longo da semana, por outro lado há também quem afirme que os serviços pela internet dispensam a necessidade da abertura.

Abertura das agências aos finais de semana

O projeto de lei é de autoria do deputado David Soares (União-SP). Segundo a demanda no texto, a abertura das agências bancárias aos finais de semana aconteceria das 9h às 14h aos sábados. Aos domingos, entre 9h e 13h.

De acordo com o Banco Central, responsável por regular o horário de atendimento, o expediente mínimo de atendimento ao público é de cinco horas seguidas. Pela regra atual, as agências bancárias não abrem aos sábados, domingos e nem nos feriados.

Conforme o projeto deixou claro, a medida busca permitir que os bancos decidam por abrir ou não aos finais de semana. Em outras palavras, se o texto for aprovado, não será em caráter obrigatório.

Apesar da expectativa pela votação do projeto, a Comissão de Defesa do Consumidor garantiu que a proposta só deve ser discutida depois de outubro, quando é chegado o fim das eleições.




Voltar ao topo

Deixe um comentário