scorecardresearch ghost pixel



Auxilio Brasil: veja quem pode perder o benefício em breve e o que fazer

O Auxílio Brasil é um dos benefícios mais populares e de mais alto valor da atualidade.



O Ministério da Cidadania estendeu o período para atualização do Cadastro Único (CadÚnico): 14 de outubro de 2022. Antes, o prazo para renovar as informações da base de dados do governo era 31 de julho deste ano.

Veja também: Senado aprovou o consignado para beneficiários do Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é o benefício social mais importante que o brasileiro tem para receber todos os meses. São mais de 18 milhões de pessoas beneficiadas por ele de forma mensal, então os valores estão ajudando as famílias com comida na mesa e contas pagas, o que garante mais dignidade à vida de quem precisa no momento.

É por esse motivo que tem sido tão difícil imaginar como a vida de alguns grupos seria se eles não tivessem acesso a esse valor de R$ 400 todos os meses. Com certeza não é muito, mas tem sido fundamental.

Felizmente esse valor está para receber um aumento, graças à nova PEC do governo que visa melhorar alguns dos maiores programas sociais que temos atualmente.

O Auxílio Brasil irá passar para R$ 600 ao mês, o que com certeza será de uma grande ajuda para todos os beneficiários. Porém é muito importante ter atenção a partir de agora, porque o sonho pode virar pesadelo por causa de alguns descuidos. O aumento no valor pode acabar no cancelamento do benefício.

Isso porque o governo já deixou claro que quem não estiver com o cadastro devidamente atualizado, pode se ver ficando sem. E não apenas sem o Auxílio Brasil mas ficar sem ter acesso a todos os outros benefícios.

Segundo o governo, são mais de 8 milhões de famílias que precisam atualizar os dados o quanto antes.

Isso acontece porque o CadÚnico, o cadastro que é usado para praticamente todos os benefícios do governo, é a única maneira que o governo tem de saber que uma família existe e que ela está apta a receber os benefícios pagos pelo programa.

Não é à toa que benefícios como o Auxílio Brasil e o vale-gás, por exemplo, não exigem qualquer tipo de inscrição, pois basta se cadastrar no CadÚnico que, diante dos dados fornecidos, o governo já seleciona as famílias automaticamente.

Fique de olho nos seguintes dados do seu CadÚnico:

  • Renda familiar atual;
  • Número de pessoas morando na sua casa;
  • Endereço da sua residência;
  • Telefone.

Ter qualquer uma dessas informações desatualizadas pode causar a anulação do cadastro! O aviso serve também para aqueles que mentiram em seus dados, uma vez que pessoas que forem pegas terão o cadastro cancelado.

O governo pede que os cidadãos atualizem o cadastro até o dia 14 de outubro de 2022. Para fazer isso, eles podem ir até o CRAS mais perto de onde vivem. Também é recomendado levar todos os documentos importantes, como:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário