scorecardresearch ghost pixel



Senado aprovou o consignado para beneficiários do Auxílio Brasil?

Medida Provisória que amplia os empréstimos consignados para quem recebe o Auxílio Brasil já passou pela Câmara dos Deputados.



Contratar empréstimos consignados usando seu benefício social pode se tornar uma realidade para os beneficiários do Auxílio Brasil. A Medida Provisória que amplia esse tipo de crédito para o público havia sido aprovada na Câmara na última semana e ontem, 6, foi votada no Senado.

Leia mais: Confira as próximas datas de restituição do Imposto de Renda

Os senadores aprovaram o texto, que também inclui os segurados do o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dessa forma, os responsáveis por essas famílias poderão autorizar a União a descontar empréstimos e financiamentos da parcela do seu benefício.

A MP está em vigor desde março, e agora segue para a sanção presidencial. A margem consignável estabelecida é de 40%, ou seja, esse é o valor máximo da parcela que poderá ser comprometido com a contratação de crédito.

Parlamentares defendem medida

Apesar das inúmeras críticas de especialistas, os parlamentares defendem a medida. Enquanto os primeiros falam no aumento do endividamento dos mais pobres, os demais defendem que essas famílias já contratam crédito com juros mais altos.

“Ou seja, grande parte da população mais pobre pode estar tendo que recorrer a fontes informais de crédito, que tanto podem ser ‘baratas’ (caso, por exemplo, de empréstimos entre familiares) quanto muito caras e arriscadas (caso de agiotas)”, afirmam os ministérios da Economia, do Trabalho e da Cidadania.

O governo federal planeja injetar cerca de R$ 77 bilhões em recursos na economia brasileira com a ampliação do consignado para quem recebe Auxílio Brasil e BPC.




Voltar ao topo

Deixe um comentário