O ano acaba de passar da metade, mas o governo federal lançou três novos documentos de identificação para os brasileiros. O objetivo é adotar versões mais modernas, dentro do padrão internacional e com dispositivos de segurança contra fraudes.
Leia mais: Novo salário mínimo 2023 passa por atualização; veja o valor previsto
A lista é composta por Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaporte. Os dois primeiros já começaram as ser emitidos, enquanto a fabricação do terceiro começa em setembro.
Identidade
O novo RG chegou ao país no dia 1º de março, mas os estados têm até março de 2023 para atualizar seus sistemas e emitir o modelo. O documento tem prazo de validade entre cinco anos e por tempo ilimitado, de acordo com a idade do cidadão:
- De 0 a 12 anos: validade de cinco anos;
- De 12 a 60 anos: validade de dez anos;
- A partir de 60 anos: validade por prazo indeterminado.
A emissão é totalmente gratuita e pode ser feita nas versões física e digital, ambas com o mesmo layout e segurança.
CNH
A habilitação dos brasileiros também começou a ser emitida, e sua troca ocorre de maneira gradativa à medida em que os condutores precisarem tirar a primeira via ou renovar o documento. A responsabilidade pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação seguem sendo do Detran de cada estado.
Entre as principais mudanças no documento estão a inclusão de três idiomas (português, inglês e espanhol) e de itens de segurança, como tinta fluorescente que brilha no escuro. Assim como a identidade, a CNH terá versões física e digital.
Passaporte
A emissão do novo modelo de passaporte começa em setembro de 2022. A reformulação deixa o documento mais bonito, com figuras que representam a fauna e a flora do Brasil. Ele também ganha um chip e um prazo de validade maior, de 10 anos.
O cidadão só precisará trocar de passaporte quando o antigo estiver vencido. O preço continua o mesmo: R$ 257,25 no prazo padrão e R$ 334,42 para situações de urgência.