scorecardresearch ghost pixel



Cuidado, usuário! Entenda como você pode estar sendo gravado por aplicativos

Foi divulgado recentemente que o Grupo de Análise de Ameaças da Google está emitindo alertas sobre um novo spyware que pode invadir a sua privacidade e roubar os seus dados. Se informe para não passar por isso.



A internet é um lugar que deu espaço para várias pessoas que realmente precisavam de destaque, trouxe para nós muita inovação e nos permitiu ter acesso às coisas que, provavelmente, não sabemos mais viver sem atualmente. Especialmente porque utilizamos diversos serviços que fazem o seu acesso ser obrigatório.

Veja também: Spyware russo pode infectar seu celular usando o Android

Desde os aplicativos de música até os serviços de streaming, a internet está vinculada à vida do cidadão comum de uma forma muito profunda. Mas como nessa vida nem tudo são flores, infelizmente muito coisa ruim também existe nesse meio.

Talvez o maior exemplo disso sejam os aplicativos de celular que foram criados com o único objetivo de roubar dados do seu smartphone. Sim, esse problema tem se tornado tão comum no meio digital que o Google e seu Grupo de Análise de Ameaças estão fazendo de tudo para alertar os usuários sobre uma nova e específica ameaça.

Trata-se de um aplicativo que promete cuidar do seu celular contra invasões, mas a sua prática é bem diferente. A RCS Labs é uma empresa sediada em Milão, na Itália, que criou esse aplicativo que nada mais é que um spyware que é muito semelhante ao Pégasus, um outro spyware do gênero muito conhecido.

O que se sabe até agora é que assim que no momento em que ele é instalado, passa a registrar todas as atividades do seu smartphone sem a sua permissão. Quem já tem familiaridade com a tecnologia pode estar pensando que isso não é nada novo, afinal de contas, outros desse tipo já existiam antes.

Porém o que se tem visto sobre essa versão desenvolvida pela RCS Labs é que ela tem o seu próprio diferencial: o aplicativo roda tanto em sistemas operacionais Android quanto iOS.

A empresa afirma que o seu software não viola nenhuma lei e que está totalmente dentro do regulamento de aplicativos para celular. Apesar disso, o Google afirma ter descoberto que empresas como a RCS estão permitindo proliferação de ferramentas de hacking muito perigosas e que estão usando essas informações para ajudar governos, ou seja, estão praticando tráfico de informações.

O que é mais preocupante ainda é que aplicativos como esse, muitas vezes estão naturalmente anunciados na Play Store ou na Apple Store, apenas esperando para serem baixados, o que aumenta ainda mais o risco de as pessoas acabarem caindo nas mãos desse tipo de aplicativo com más intenções.

E é por isso que o Google tem emitido vários avisos para que as pessoas não saiam fazendo download de qualquer coisa para seus aparelhos.

Nunca deve-se baixar apks de fora da loja. E mesmo quando for usar a loja de aplicativos, sempre cheque os comentários antes para saber o feedback de quem já o usou. Além disso, buscar sempre utilizar aqueles com a melhor avaliação e os que forem mais populares.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário