scorecardresearch ghost pixel



Descontos de até 99% no pagamento do FIES foram liberados! Quem tem direito?

Estudantes que estão em dívida com o FIES podem aproveitar os descontos de até 99% que estão sendo oferecidos em alguns casos. Para ter acesso aos acordos, será preciso atender aos requisitos do programa de renegociação.



Os estudantes com dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) têm a oportunidade de quitar os débitos com descontos de até 99%. Isso foi possível por meio da Medida Provisória (MP) 1.090/2021 que trata justamente da renegociação das dívidas no programa.

Leia mais: Segue aberto o prazo de renegociação de dívidas do FIES

O processo de conciliação vale para todos os contratos assinados até o segundo semestre de 2017. Em outras palavras, as dívidas acumuladas depois desse período não entram no programa de negociação.

Descontos do FIES

Segundo o texto da medida provisória, os alunos com cobrança judicial também podem ser beneficiados com a decisão. O desconto de 99% vale especialmente para os estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Os abatimentos nos valores são feitos em juros e multas.

A previsão é que mais de 2 milhões de estudantes sejam favorecidos com a renegociação das dívidas e com os descontos para resolver as pendências com o FIES.

Os débitos podem ser parcelados em até 150 vezes. De acordo com a MP, as condições de pagamento e os descontos serão de acordo com a realidade de cada aluno, então cada caso será tratado de forma individual.

Outro ponto levado em conta é o tempo de atraso no pagamento das parcelas. Os estudantes participantes do CadÚnico ou que foram aprovados no Auxílio Emergencial recebem 99% de descontos. Para os demais estudantes com débitos há mais de 360 dias, os descontos são de até 77%.

Já para aqueles estudantes com atraso no pagamento de menor tempo, as deduções oferecidas pelo FIES serão por meio do perdão de juros e multa, além de 12% no valor total da dívida, mas desde que o pagamento seja feito à vista.

De acordo com dados do Governo Federal, 2,4 milhões de contratos do FIES foram feitos até 2017. O valor a ser pago em dívidas chega a R$ 106,9 bilhões. O Ministério da Educação (MEC) informou que a renegociação dos débitos irá apenas até 31 de agosto.

Para quem tem dívida com o fundo de financiamento e quer aproveitar os descontos, a orientação é fazer a simulação da renegociação com o banco com o qual o estudante mantém o contrato de financiamento estudantil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário