scorecardresearch ghost pixel



Descubra 5 verdades e mentiras sobre economizar combustível

Todo mundo quer economizar ou pouco mais de combustível no presente momento econômico brasileiro. No entanto, nem tudo o que é divulgado realmente funciona.



Você já deve ter ouvido várias dicas de como dirigir ou do que deve ser feito para economizar combustível. Contudo, a verdade é que existem alguns hábitos que realmente ajudam, enquanto outros podem não influenciar em nada.

Veja também: Conheça três acessórios comuns que não devem ser colocados no carro

Por isso, conheça hoje alguns dos maiores mitos e das poderosas verdades sobre economizar combustível no Brasil. Veja o que pode ser feito para te ajudar nessa tarefa tão desafiadora.

Verdades e mentiras sobre economizar combustível:

Confira agora algumas das principais verdades e mentiras sobre esse assunto tão polêmico e procurado:

1– Rodar de forma limitada para economizar combustível

Será que é verdade que a velocidade máxima para conseguir economizar combustível é a de 90 km/h?

Na verdade, não existe nenhuma velocidade ideal para gastar menos gasolina ou etanol. Em estradas, quando se atinge uma velocidade de cruzeiro aceitável, o carro pode economizar mais andando acima dos 100 km/h ou 110 km/h, se a rodovia permitir.

2– Ar-condicionado é um vilão a ser combatido?

Depende! Sim, é verdade que o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível nas cidades, dirigindo pelo trânsito travado do dia a dia. No entanto, essa realidade pode ser diferente em rodovias.

Abrir os vidros do carro faz com que o ar que entra na cabine “empurre” o veículo para traz. Consequentemente, será feita uma força maior no motor para manter a velocidade estável, o que gera mais gasto de combustível. Ligar o ar-condicionado pode ajudar.

3– Para economizar combustível, desça na banguela (será?)

Essa é uma falácia antiga sobre economizar combustível. Acreditava-se que dirigir em ponto morto nas decida poderia ajudar a economizar combustível. No entanto, nenhum teste automotivo garantiu que isso acontecesse.

Inclusive, nenhum órgão de segurança automobilística recomenda essa prática. Isso porque a direção e os pedais podem ser afetados e apresentarem problemas. Além disso, há muitos anos os carros saem de fábrica com corte de combustível elétrico, o que é acionado assim que se para de acelerar.

4– Calibragem dos pneus

Se você quer economizar combustível, saiba que deixar de calibrar os pneus realmente afeta no gasto. Andar com os pneus murchos vai fazer você gastar mais, pois o carro despenderá maior esforço para mover o veículo.

5– Trocar óleo economiza?

Basicamente, tudo o que faz o motor rodar sem grandes esforços ajuda a economizar combustível. Isso quer dizer que a boa manutenção é fundamental para que o objetivo seja conquistado. Sendo assim, trocar o óleo corretamente ajuda a economizar combustível em longo prazo. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário