scorecardresearch ghost pixel



INSS: segurado pode aumentar a aposentadoria se continuar contribuindo?

Com renda insuficiente para seu sustento, segurados voltam a exercer atividade profissional após a aposentadoria.



A aposentadoria é o sonho de muitos brasileiros que trabalham durante anos para conseguir o tão sonhado descanso. O problema é que muitas vezes o valor do benefício não é suficiente para garantir o seu sustento e de sua família, e o segurado precisa retornar ao mercado de trabalho.

Leia mais: Novo RG: estados começam emitir identidade atualizada; saiba onde fazer

Enquanto exercem atividade remunerada, esses cidadãos precisam continuar contribuindo com a Previdência Social. Mas será que esses recolhimentos podem aumentar o valor da aposentadoria? Entenda a seguir.

Aposentadoria e contribuição

Quando o trabalhador escolhe continuar trabalhando após se aposentar, ele mantém a obrigação de contribuir com o INSS. Contudo, esses valores não podem ser somados para elevar o valor da sua aposentadoria atual.

Em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a chamada “desaposentação” não é possível. Ou seja: quem volta ao trabalho não pode renunciar seu benefício previdenciário e somar o tempo de contribuição pago para conseguir uma aposentadoria melhor.

Ainda de acordo com a decisão da Corte, esse cidadão tem duas opções: o salário família ou a reabilitação profissional. Em resumo, o aposentado que continuar trabalhando precisa seguir contribuindo com o INSS, mas não deve esperar retorno financeiro desse tempo de recolhimento.

E se eu parar de contribuir?

Deixar e pagar a contribuição previdenciária ao INSS é um crime, com pena prevista de 2 a 5 anos de prisão mais multa. Também está sujeito a essa punição o cidadão que “esconde” que está trabalhando.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário