O Magazine Luiza está realizando uma campanha com liberação de crédito pré-aprovado em massa para cerca de 10 milhões de consumidores. A novidade vem de uma parceria da varejista com o Itaú, que deu origem à financeira Luizacred.
Leia mais: Tem conta no Nubank? Você pode perder dinheiro daqui a 4 dias
A notícia repercutiu bastante no mercado durante esta semana. Na última segunda-feira, 18, as ações do Magalu dispararam 7,6% por volta das 12h, mas fecharam o dia com leve queda de 0,36% (a R$ 2,77).
A concessão do crédito foi anunciada por meio de um vídeo enviado por Luiza Helena Trajano a cerca de 5 milhões de clientes. Nas imagens, a presidente do conselho de administração da empresa pede que os consumidores comprem nas lojas da rede usando carnê ou cartão de crédito como forma de pagamento.
Apesar do vídeo não de ter sido postado nos canais oficiais do Magazine Luiza, muita gente criticou a atitude nas redes sociais. Segundo os críticos, essa é uma tentativa “desesperada” de reduzir a queda das vendas nas lojas físicas.
Ousadia
Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBCV), considerou a estratégia ousada e “a cara do Magalu”. O analista acredita que usar a “figura de Luiza Trajano, que é cheia de verdade e com baixíssima rejeição como ferramenta de vendas”, é uma boa ideia.
A Terra avalia que o investidor não deve associar a medida a desespero. “É um momento em que o varejo todo está precisando de estratégias criativas e isso está gerando repercussão.”
“Num momento como o atual, a tendência é que as empresas cortem suas linhas. Mas nós sabemos, por meio de nosso sistema de dados e análise, que há mais de 10 milhões de clientes na nossa base que têm todas as condições de honrar seus compromissos. Queremos que essas pessoas saibam que podem contar com o Magalu em todos os momentos, principalmente nos mais difíceis”, acrescentou Frederico Trajano, CEO do Magalu.