scorecardresearch ghost pixel



Ministro da Educação anuncia datas de inscrição no Fies e Prouni

As datas para o Fies e Prouni foram divulgadas durante uma live. Confira as novidades para o segundo semestre de 2022 e quem pode se inscrever.



As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) serão entre os dias 1º e 4 de agosto. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Victor Godoy, durante uma live nas redes sociais com o presidente Jair Bolsonaro. A data de inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foi anunciada.

Leia mais: Confirmado: vai ficar mais fácil para brasileiros conseguirem trabalho em Portugal

Assim, os estudantes interessados no Fies têm entre os dias 9 e 12 de agosto para se inscreverem. Para tanto é preciso acessar a página do Ministério da Educação e seguir as etapas indicadas para confirmar o pedido.

Fies e Prouni

De acordo com os dados do Ministério da Educação, o Prouni teve mais de 544.755 candidatos nos primeiros seis meses deste ano. Foram oferecidas 273.001 bolsas, sendo a maior parte integral – 181.036.

O programa ajuda milhares de brasileiros no acesso à formação superior. São bolsas de estudo em cursos de graduação nas universidades privadas de todo o Brasil.

Como em todas as edições, para concorrer às bolsas integrais os estudantes devem ser de baixa renda para famílias que recebem até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais exigem como pré-requisito que a renda da família varia de 1,5 salário mínimo até três salários completos.

O Fies também é outra forma de garantir o acesso à educação superior, por meio do financiamento dos cursos sem qualquer cobrança de juro. O valor liberado para cada aluno varia conforme a renda familiar. Entre os requisitos para solicitar o financiamento é exigida nota igual ou maior que 450 no Enem. E não pode ter zerado a redação.

Durante a live, o ministro da Educação não só divulgou o período de inscrição do Fies e Prouni como também aproveitou para fazer mais um anúncio. Godoy garantiu que vai publicar um aumento no teto do Fies para o curso de medicina, que será de 22,8% – sobe de R$ 7.100 para R$ 8.800.




Voltar ao topo

Deixe um comentário