scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep: R$ 400 milhões ainda podem ser sacados; saiba se você tem direito

O Abono salárial é um direito de todo trabalhador que possui carteira registrada e 5 anos de registro. Mas nem todos sabem sobre esse valor, pois, cerca de 400 milhões ainda estão para serem sacados do PIS/Pasep.



Muitas gente ficou feliz com a notícia de que o abono salarial voltaria a ser pago esse ano. Uma parte delas já até sacou o dinheiro e resolveu as questões que estavam pendentes, mas as informações do governo afirmam que o número total de pessoas que têm direito de sacar o benefício ainda está longe de ser atingido.

Veja também: Perdeu a data do PIS/Pasep e FGTS? Caixa autoriza novos saques

Com tanta gente precisando do dinheiro, é até curioso que R$ 428,4 milhões estejam esperando por resgate.

E por incrível que pareça, essa é a atual realidade do nosso país hoje. A parte mais preocupante é que aqueles que não conseguirem sacar esse dinheiro em breve, podem acabar perdendo a oportunidade de ouro.

Isso porque existe uma data limite para o resgate dos valores.

O calendário de saques teve seu início no dia 8 de fevereiro e terminou no dia 31 de março; no entanto, mesmo fora do prazo, os cidadãos ainda têm até o dia 29 de dezembro para fazer o resgate do valor que é delas por direito.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdências, aproximadamente 471.83 mil pessoas ainda não tinham sacado nada. É importante lembrar que os valores recebidos nesse momento são referentes ao ano de 2020 e que atualmente mais pessoas do Pasep estão atrasadas em receber do que as do PIS.

Os números não mentem: enquanto no PIS ainda há 152.991 pessoas para receber, faltam 318.372 no Pasep. Você sabe por onde recebe? O primeiro terá o dinheiro disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, já o segundo precisa ir ao Banco do Brasil.

E se você ficou curioso para saber se tem direito a esse dinheiro que está parado ou não, é muito fácil. Caso seja um trabalhador da iniciativa privada, você pode usar o aplicativo do Caixa Tem para saber ou ainda ligar para o atendimento ao cidadão da Caixa no 0800 726 0207.

No caso de você ser um trabalhador da área pública, saiba que pode consultar o seu saldo pela página Consulte seu Pasep. Também é possível ligar para o 4004-0001, se vive nas capitais e regiões metropolitanas. O número que atende as cidades do interior dos estados é o 0800 729 0001.

O trabalhador também pode fazer sua consulta por meio do site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/receber-o-abono-salarial. Se ele não souber muito bem como fazê-la, também pode entrar contado pelo 158, que é o telefone do Ministério do Trabalho e Previdência. Em último recurso, dá para verificar os lugares de atendimento presencial.

Lembrando que para poder receber o valor você precisa ter ao menos um registro na carteira e também ter cinco anos de carteira assinada, além de ter trabalhado no mínimo 30 dias durante o ano base do pagamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário