scorecardresearch ghost pixel



Venceram! Aposentados vão receber dinheiro de precatórios em breve. Quais as datas?

Saiba se há um calendário disponível para os repasses acontecerem.



Se você não só é aposentado como também é umas pessoas que estão esperando pelos valores dos precatórios alimentares e comuns desse ano ficarem disponíveis, pode se animar, pois o Conselho da Justiça Federal (CNJ) já decidiu a favor do pagamento.

Veja também: Precatórios do INSS serão pagos até agosto; confira como consultar

Dessa forma, também será pago os valores atrasados do INSS que entram na linha dos precatórios.

Caso você ainda esteja na dúvida acerca de tudo isso, saiba que os precatórios são dívidas judiciais que o próprio Governo Federal tem com algumas pessoas. Esses valores podem chegar a 60 salários mínimos, ou seja, somar mais de R$ 72 mil.

Sabendo dessa dívida, alguns beneficiários entraram na Justiça para alegar que tinham direito ao dinheiro. A boa notícia? Eles ganharam. Quem conseguiu a ordem no prazo estipulado de 2 de julho de 2020 até 1 julho de 2021 irá receber o valor em questão.

É importante lembrar também que não há mais nada que o governo possa fazer para não pagar. A decisão valeu como uma sentença em última instância, sendo assim não cabem mais recursos. O mesmo vale para os pagamentos das Requisições de Pequeno Valor (RPVS).

Esse montante todo será pago por meio dos Tribunais Regionais Federais que já até receberam o valor de R$ 32 bilhões para começar a repassar para os beneficiários. Esses repasses devem começar ainda nesse mês, mas se estenderá ao longo da primeira quinzena de agosto.

Também é interessante lembrar que cada TRF terá um cronograma de pagamento individual, então não há um calendário nacional de pagamentos. A única coisa que se pode afirmar agora é que todo repasse irá ser eito tanto pela Caixa Econômica Federal quanto pelo Banco do Brasil.

Dessa forma, é fundamental que todo beneficiário procure se informar sobre como as coisas vão acontecer em seu próprio estado e município. Para conseguir consultar e saber se terá direito ao benefício, a pessoa pode usar o site da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Ali basta procurar a opção “LOA 2022 precatórios”.

Dentro do site, a pessoa vai poder escolher o tribunal pelo qual fez a ação, mas poderá também acessar o TRF responsável pela região em que vive. Uma vez no site, deve procurar “Precatórios RPV” e preencher todos os dados necessários. A sua ação logo deverá aparecer.

O governo afirma que não irá haver uma nova data para resgate, portanto quem perder a data atual, acabará ficando sem o dinheiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário