scorecardresearch ghost pixel



Acredite se quiser, mas essas figuras têm a mesma cor! Como é possível?

Você já viu uma ilusão de cor? O teste de hoje te desafia a encontrar algo "diferente" nessa imagem. O resultado provará o quão fácil é para certas técnicas enganarem a sua mente.



A internet está repleta de testes desafiadores e misteriosos para que aqueles que pensam ter uma percepção mais aflorada possam se colocar à prova. O mais divertido é que muitas vezes essas mesmas pessoas acabam “quebrando a cara” com esses desafios, porque sempre estão os subestimando!

Veja também: Teste de genialidade: esta imagem irá apontar que tipo de gênio é você

Isso é normal, especialmente porque sempre começamos a cada um deles tendo certeza de que seremos bem-sucedidos, afinal de contas, nós confiamos no quão bons observadores nós somos, certo? Mas aí nós percebemos que esse excesso de confiança não faz bem, principalmente quando estamos enfrentando as ilusões de ótica.

Todos nós temos uma mente super complexa, mas isso não muda o fato de que ela pode ser derrotada por enganos e algumas manobras bem específicas, ainda mais se foram criadas por artistas especializados em projetá-las.

Muitas vezes essas ilusões são todas sobre o que você consegue enxergar, pois uma única imagem pode provocar dezenas de interpretação diferentes. Isso é praticamente um tipo de arte!

Esse tipo de teste, por exemplo, sempre gera muita discussão entre as pessoas sobre quem está certo e quem está errado, então é ótimo para quem gosta desse tipo de brincadeira com um pouco de disputa.

No entanto há outro tipo de imagem que faz muito sucesso: as ilusões de cores. E por falar nelas, nós trouxemos um super desafio desse tipo para mostrar! O que temos aqui é uma arte de autoria de David Novick.

Ele é especialista em artes que causam uma verdadeira confusão nas mentes. A ideia da imagem é básica. Você vai olhar e verá cores diferentes, então logo vai saber que as coisas não são bem assim como você vê.

Olhando para ela, é possível enxergar vai cães e gatos, cada um com sua a cor própria. Há  linhas que passam por essas imagens que aparentemente têm cores diferentes. E se dissermos que as cores são as mesmas?

Claro, vendo pela primeira vez, realmente não há como dizer que tudo ali é da mesma cor! Porém não estamos aqui para te enganar, então acredite… essa é a grande verdade.

Nós acabamos olhando para a imagem e vendo tudo da mesma cor por causa de algo chamado de “assimilação de cores”. Isso é o que é o que nos dá a capacidade de enxergar padrões de cores em imagens.

Isso nos impede de enxergar as cores como elas realmente são, então faz também com que enxerguemos os espaços entre as cores de forma diferente. Se você prestar atenção, irá começar a notar que tem algo de errado com a cor dela, aí logo passará a perceber as nuances de cores.

É praticamente impossível enxergar isso logo de cara e sem uma explicação, visto que não ficaríamos reparando nos detalhes para perceber naturalmente, certo? Mas se você olhar a imagem bem de perto, irá perceber que os seus olhos é que estão sendo enganados!

Em resumo, o nosso poder de percepção pode ser tão alto quanto possível, mas sempre vai existir algo que pode nos enganar, principalmente se bem projetado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário