scorecardresearch ghost pixel



Dormir pouco pode desencadear comportamento egoísta, afirma estudo

Dormir poucas horas por noite pode alterar seu comportamento de forma que você fique menos propenso a ajudar os outros.



A personalidade é complexa e vários fatores pesam para moldar ela, seja de forma permanente ou momentaneamente, desde a nossa infância. O ambiente pessoal é chave fundamental. Hábitos, que vão de forma contrária a recomendação de especialistas, possuem um impacto prejudicial para o ciclo social.  

Veja também: Evite esses alimentos à noite e você terá uma noite de sono tranquila

As causas do sono inadequado são diversas e são cada vez mais recorrentes no mundo moderno. Cada pessoa possui uma história diferente e em algum momento da vida, já teve maior dificuldade em conseguir adormecer e deve ter percebido uma mudança no ânimo, uma vez que, de forma frequente, acordamos de mau humor. 

Quais são as consequências do sono desregulado?

Quando cansados, estamos mais suscetíveis a desatenção, irritação e até a desobediência, em certo período, acontece pelo fato de nosso cérebro não ter conseguido passar por todas as fases do sono. Dores físicas também estão presentes, do mesmo modo que a criatividade e a alteração de humor são afetadas. 

Tal comportamento pode ser proveniente de distúrbios de saúde como a ansiedade e a depressão, que, por exemplo, fazem com que a gente se sinta cansado, de forma física e psicológica. 

Ou seja, se você está dormindo pouco, isso pode prejudicar as suas relações interpessoais. Você ficará menos suscetível a investir nas suas relações, terá menos paciência e poderá ser percebido como alguém “de má vontade”.

Como a nossa personalidade pode ser mudada?

De forma geral, a personalidade é dependente do nosso comportamento, influências e de momentos, sejam eles bons ou ruins. A nossa capacidade de reagir traça nossa personalidade

Em caso de persistência da depressão, ansiedade, insônia ou qualquer outra questão que te afete diretamente, procure ajuda. Em uma situação extrema, procurando alguém para te ouvir, ligue 188 para o Centro de Valorização da Vida e tenha o seu devido e merecido apoio emocional. Não se sinta culpado por nada que está passando. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário