scorecardresearch ghost pixel



IBGE abre processo simplificado para contratar mais de 6 mil recenseadores

Os candidatos vão ser classificados por um processo simplificado que se dará por meio da análise de título, logo não haverá necessidade de prova. As inscrições já estão abertas.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu uma nova seleção para preencher 6.765 vagas. O processo será simplificado, pois há pressa na ocupação dos cargos. Os candidatos vão ser classificados e selecionados por meio da análise de título, logo não haverá qualquer necessidade de prova. Veja mais informações.

Leia mais: Cidadão que recusar perguntas do Censo 2022 pode pagar multa?

A nova seleção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A intenção é preencher as vagas e não prejudicar o Censo 2022. A questão por trás das oportunidades é que muitos recenseadores desistiram dos cargos e outros ameaçam entrar em greve. Os atrasos no pagamento e a falta de ajuda de custo são duas das justificativas.

Processo simplificado do IBGE

O processo simplificado divulgado pelo IBGE é para os cargos de recenseador, agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS). Não haverá cobrança de taxa de inscrição. A maioria das vagas – cerca de 6.514 – é para o cargo de recenseador. É exigido ensino fundamental completo. Em relação ao salário, a remuneração é calculada de acordo com a produtividade, além do tipo de questionário e outros critérios.

Os cargos de ACM e ACS exigem o ensino médio completo. Os salários deles são de R$ 2.100 e R$ 1.700, respectivamente. Os selecionados vão assinar contratos com duração de até três meses, podendo ser prorrogados de acordo com a necessidade do Censo e para a conclusão da pesquisa realizada neste ano.

As inscrições podem ser feitas nas unidades do IBGE. Os candidatos devem apresentar os documentos pessoais, além de preencher o formulário de inscrição que está disponível no site do instituto.

O Censo 2022 começou há 20 dias, mas até agora 6.550 recenseadores deixaram os cargos. Apesar disso, o IBGE garante que as rescisões de contratos estão dentro do previsto. Independentemente disso, a preocupação maior é que a perda de recenseadores prejudique o levantamento dos dados.

A coleta começou há menos de um mês. Algumas regiões como Sudeste, Sul e Centro-Oeste já apresentam atraso. Sobre a possibilidade de greve e a reclamação quanto ao atraso no pagamento dos salários, o IBGE disse que já regularizou a situação com grande parte dos ex-funcionários. Ainda de acordo com o instituto, 160 mil recenseadores estão contratados e 10 mil se encontram em treinamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário