scorecardresearch ghost pixel



NÃO coma abacate se você faz parte de alguns destes grupos

Se você possui algumas das condições mencionadas no texto, deve sempre evitar o consumo de abacate na dieta. Caso contrário, a fruta também pode oferecer vantagens; entenda.



O abacate é um dos frutos mais versáteis que se pode encontrar na natureza, já que ele é utilizado tanto em pratos doces quanto salgados. O mundo inteiro, praticamente, consome esse alimento de várias formas diferentes.

Veja também: Estes são os 9 alimentos inimigos da pressão alta, segundo especialistas

Embora traga diversos benefícios para a saúde, existem algumas pessoas que devem evitar comer abacate por questões de saúde. Saiba quem são os indivíduos que devem passar longe desse fruto.

Pessoas que não devem comer abacate:

1 – Pessoas de dieta ou com obesidade

Se o seu objetivo é perder peso, certamente o abacate deve ser um item excluído do cardápio. A não ser que a dieta tenha sido preparada por um profissional, o ideal é evitar o abacate no consumo diário. Ele é muito calórico e rico em gorduras, mesmo que algumas sejam saudáveis.

2 – Pessoas com problemas intestinais

Fibras ajudam o fluxo intestinal, mas o abacate pode ter fibras demais. “Embora a fibra seja incrivelmente importante para a saúde, consumir muito em uma única refeição pode causar inchaço, dor abdominal e constipação, especialmente se você não estiver acostumado a uma dieta rica em fibras”, explicou Shena Jaramillo, nutricionista, de acordo com o site Meganoticias.

3 – Pacientes com enxaqueca

O abacate possui uma rica concentração de tiramina, a qual tende a elevar a pressão sanguínea e intensificar problemas relacionados a dores de cabeça crônicas.

Outro lado: conheça alguns benefícios do fruto para a saúde

Como visto, algumas pessoas precisam evitar o abacate, mas todas as outras podem se beneficiar das seguintes vantagens:

  • Conta com ação antioxidante;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Auxilia em dietas para perda de peso;
  • Combate e trata quadros de convulsões;
  • Age contra infecções de urina;
  • Melhora a saúde da mente;
  • Previne problemas de memória.

Como selecionar a fruta mais madura

A primeira coisa a se fazer é utilizar o truque da semente para entender o estado da fruta. Basta chacoalhar o abacate e prestar atenção se sente e escuta a semente solta em seu interior. Se isso ocorrer é porque o alimento está em um ponto excelente para ser devorada. Porém, algumas espécies de abacate podem não demonstrar sua maturidade por meio desse procedimento.

Por isso, analise a casca do abacate antes de comprar. Os melhores frutos apresentam tonalidade verde clara e com o brilho mais fosco. Quanto mais brilhante estiver a casca, mais verde o abacate está.

Se o abacate estiver muito mole, é sinal de que passou do ponto, mas se estiver duro demais é porque ainda está verde. Os melhores abacates também são mais pesados do que aparentam. Caso ainda esteja com o talo, veja se ele sai fácil quando você puxa, pois isso é um sinal de que a fruta está madura e bem saborosa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário