scorecardresearch ghost pixel



Nova tendência nas empresas: o que é trabalho assíncrono?

Já imaginou poder dormir até tarde ou virar a madrugada trabalhando? Tem empresa apostando na flexibilidade para deixar os colaboradores mais produtivos. A melhor parte é que está funcionando!



Quer dormir até mais tarde e trabalhar na madrugada? Ou você é do tipo de pessoa que é mais produtiva logo pela manhã? No trabalho assíncrono, a escolha de horário fica por conta de cada trabalhador! E tem empresa que já adota esse modelo e confirma a diferença com o ganho de produtividade dos colaboradores.

Leia mais: Trabalho remoto: veja o que diz a lei e quais os direitos dos trabalhadores

Tem quem diga que o futuro do trabalho é assíncrono. Sim, nada mais dessa ideia de oito horas cravadas e com todo mundo trabalhando ao mesmo tempo. O modelo acredita que cada pessoa pode definir a própria rotina, desde que mantenha as entregas e não comprometa o trabalho do resto do time.

Trabalho assíncrono: o futuro que já começou

O trabalho assíncrono considera que cada pessoa tem uma necessidade e realidade diferente. Por exemplo: quem tem criança em casa dificilmente irá conseguir esticar o sono até mais tarde. Para essa pessoa, acordar cedo e já começar o dia de trabalho é melhor. Quem sabe até deixa o resto da tarde livre para curtir com a família?

Por outro lado, tem quem prefira trabalhar depois das 18h, após ter realizado todas as outras atividades que também são importantes no dia a dia. Para o trabalho assíncrono, a flexibilidade anda junta com a produtividade.

Em algumas áreas, além de possível, esse modelo de trabalho já se tornou uma realidade e mostra bons resultados. As empresas de tecnologia, por exemplo, adotaram o modelo e recomendam.

É claro que – para dar certo – a modalidade exige que todo mundo trabalhe empenhado e tenha noção da importância do serviço individual para o progresso de todos.

A comunicação tem que ser clara, pois assim todos que fazem parte do time podem ter conhecimento do que é esperado de cada um, além dos prazos que precisam ser cumpridos.

Em outras palavras, a ideia é que cada pessoa tenha compromisso, organização e maturidade para criar a própria rotina de trabalho. A melhor será aquela que vai fazer mais sentido para cada realidade ou para aquela semana.

Mas é claro que em algumas situações os colaboradores podem ter que trabalhar todos ao mesmo tempo. Isso faz parte da cultura de colaboração! No fim das contas, o trabalho passa a ser avaliado pelos resultados e não pelas horas trabalhadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário