scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa: 18% dos brasileiros ficaram inadimplentes com gastos de alimentação

Pesquisa aponta que os gastos com alimentação foram os que mais pesaram para boa parte dos brasileiros que estão se vendo no vermelho em 2022.



Os alimentos ficaram mais caros em todo o Brasil. A alta acumulada supera a inflação dos últimos 12 meses e deixa os brasileiros ainda mais apertados, tanto que uma pesquisa mostrou recentemente que 18% das famílias ficaram inadimplentes por deixar de pagar as contas referentes à alimentação.

Leia mais: Quanto tempo leva para o nome ficar sujo no SPC ou Serasa?

A pesquisa foi conduzida pela empresa Boa Vista. Os dados consideram as respostas de 1.500 brasileiros de todo o país que responderam a um questionário eletrônico. A intenção por trás do levantamento é saber o que pesou mais no orçamento das famílias no último ano e quais as principais causas do endividamento.

Inadimplentes por arcar com a alimentação

Com a inflação nas alturas, as famílias brasileiras têm priorizado o essencial, o que inclui as despesas com alimentação, moradia, saúde e outras contas que não podem ser eliminadas. O fato é que até o básico tem custado caro demais para alguns cidadãos. Inclusive, a pesquisa da Boa Vista mostrou que os gastos com a alimentação está entre as despesas que mais pesam no bolso das famílias.

Pelo levantamento, o pagamento de contas diversas foi o que levou 23% dos brasileiros à inadimplência só no primeiro semestre deste ano. Outros 18% acreditam que as contas no vermelho são resultado dos gastos com a alimentação. De acordo com a pesquisa, os números foram os maiores dos últimos cinco anos.

O terceiro lugar ficou com o empréstimo pessoal, visto que esse deixou 15% dos brasileiros inadimplentes. Além da inflação, outra razão para o aperto é o crescente desemprego que desestabilizou o orçamento de milhares de pessoas. Para 27% dos entrevistados, a falta de emprego é a causa do problema em questão.

Não é para menos que a diminuição da renda prejudique tanto os brasileiros. E são muitos mesmos, pois 24% dos voluntários apontaram ser essa a principal causa das dívidas estarem se acumulando.

Ainda segundo os dados coletados, do total de entrevistados, cerca 63% afirmaram ter entre três ou mais contas em atraso. Além disso, 86% deles disseram estar inadimplentes há mais de 90.




Voltar ao topo

Deixe um comentário