scorecardresearch ghost pixel



Prints vão ser proibidos no WhatsApp: boato ou nova atualização?

Uma informação de que os prints das conversas seriam proibidos por meio de uma nova função do app deixou as pessoas inquietas. Será que é uma possibilidade?



Atualmente muitas pessoas se sentem inseguras em utilizar a internet para conversar, porque algumas dessas interações são privadas, mas elas não têm certeza se podem expor coisas particulares com segurança. Ainda que as medidas contra roubos de dados estejam cada vez mais avançadas, há algo sob o qual estamos todos à mercê.

Veja também: ESTE é o MELHOR método para rastrear o celular de uma pessoa pelo WhatsApp

E raramente podemos fazer algo a respeito. Estamos falando dos prints, um recurso que é usado há muito tempo e que permite que a pessoa tire uma cópia da tela ou do computador. Embora o recurso não tenha nascido para usar de má fé, é inegável que muitas vezes os prints são usados para registrar os papos. Nem sempre a razão é digna.


O WhatsApp talvez seja o veículo de comunicação onde mais esses registros aconteçam. Eles são feitos e enviados para outros usuários, sempre para que as fofocas sigam circulando. Mas o que aconteceria com essas pessoas se o print de repente fosse proibido no app? Essa é uma realidade que os usuários vão ter que encarar muito em breve.

Isso porque foi descoberto que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de um sistema “anti prints”, onde eles não mais funcionam no celular ou então utilizando um aplicativo específico baixado. O recurso em questão está em desenvolvimento e, assim que pronto, vai ficar disponível tanto para iOS quanto para Android.

Embora algumas pessoas possam ficar um pouco chocadas com isso, algo assim não é bem uma novidade. Existem alguns aplicativos com um sistema do tipo no qual a pessoa pode tentar tirá-lo, mas a tela sai totalmente escura. Isso é mais comum em aplicativos de namoro, por exemplo, mas também naqueles com dados sigilosos.

O recurso do WhatsApp teria o mesma estrutura: os prints saíram sem cor, como uma tela preta.

A função não tem data para chegar aos aparelhos, uma vez que assim que ele fica pronto, passa primeiro para alguns usuários específicos que já são conhecidos como testadores. Os testadores então usam o app e o recurso, então avaliam se ele precisa voltar para ajustes ou se ele já está pronto para o grande público.

Muitas pessoas pensaram que esse recurso talvez nunca fosse entrar nos planos da empresa, pois provavelmente irão receber muitas reclamações dos usuários que costumam tirar prints, principalmente os mais fofoqueiros, no entanto não vai ser bem assim.

O WhatsApp está cada vez mais investindo na segurança dos usuários, tendo posse das conversas criptografadas para possíveis problemas legais. Ao que tudo indica, a empresa quer ser a única com esse poder. Dessa forma, as pessoas podem começar a se despedir das fofocas registradas ou encontrar uma forma criativa para isso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário