scorecardresearch ghost pixel



Regras do INSS: como garantir a aposentadoria por idade em 2022?

Algumas coisas estão mudando na Previdência! O trabalhador precisa ficar atento às regras do INSS para garantir a sua aposentadoria por idade ainda em 2022.



A aposentadoria por idade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das mais solicitadas no país. Só neste ano foram pagos mais de R$ 65 bilhões apenas nesse tipo de aposentadoria. Tem interesse? Saiba então quem pode se aposentar por idade ainda em 2022 conforme as atuais regras da Previdência.

Leia mais: Você tem direito à aposentadoria especial do INSS? Saiba como solicitar!

Para conseguir o benefício é preciso que os homens tenham idade mínima de 65 anos. No caso das mulheres, a idade baixa um pouco, então é necessário ter 61 anos e 6 meses. Além da aposentadoria por idade, o INSS também concede a aposentadoria por tempo de contribuição, especial e por invalidez.

Aposentadoria por idade em 2022

Ao atingir a idade certa para a aposentadoria, o trabalhador nem pensa em esperar mais, pois logo busca o INSS para começar receber o benefício o quanto antes. É por isso que é tão importante conhecer todas as regras para saber a hora certa de entrar com o pedido da aposentadoria por idade ainda em 2022.

Além da idade mínima, o trabalhador precisa ter cumprido com pelo menos 180 contribuições. Para solicitar o benefício em questão, será preciso que o interessado acesse o site do INSS. Após fazer o login com a conta do gov.br, o trabalhador deverá ir na aba “Novo pedido”.

Em seguida, será necessário digitar o nome do serviço desejado. Logo depois que o cidadão encontrar a aposentadoria por idade e tiver lido as instruções na tela, basta seguir todas as demais etapas. O acompanhamento do pedido também pode ser feito pelos canais oficiais do INSS, isto é, no site ou aplicativo.

Dessa forma, essas são as regras para se aposentar por idade em 2022. No entanto é preciso ter atenção para um detalhe importante: a idade mínima passará a ser de 62 anos para as mulheres no ano que vem. Além disso, serão necessários 15 anos de contribuição ao INSS. Para os homens, nada muito. A idade de 65 anos permanecerá.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário