scorecardresearch ghost pixel



Renegociação de dívidas do FIES em setembro: veja como pagar só 1%!

Além de estender o prazo para as renegociações, novos grupos de estudantes poderão solicitar os descontos em dívidas no programa.



Para conseguir ingressar na universidade e ter um diploma, muitas pessoas decidem contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Entretanto, muitos brasileiros não conseguem pagar as parcelas e acabam se endividando. E para solucionar isso, o Ministério da Educação (MEC) dará início a um processo de renegociação de dívidas do FIES.

Leia mais: Sem ganho real pela 4ª vez, governo prevê NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2023

Como funciona o FIES?

No geral, o FIES funciona como um programa de financiamento estudantil criado para facilitar o ingresso de estudantes em universidades particulares. Sua solicitação exige que a pessoa realize o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e alcance a pontuação mínima de 450 pontos, além de não zerar na redação.

Processo de renegociação do FIES

Uma medida publicada pelo MEC anunciou que o prazo para renegociação de dívidas no FIES foi ampliado até o dia 31 de dezembro.

Até então, a data inicial estimada era dia 31 de agosto. O MEC informa que os descontos podem chegar a 99% do valor da dívida – ou seja, o estudante poderá pagar apenas 1% do valor total devido.

O novo prazo de renegociação de dívidas do programa estudantil vai beneficiar os estudantes que:

  • Não possuem atrasos na quitação do financiamento;
  • Estão atrasados no pagamento de parcelas de até 90 dias;
  • Estão com atrasos de mais de 360 dias, desde que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial 2021 ou que possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico); e
  • Estão com parcelas atrasadas há mais de 5 anos, desde que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial 2021 ou tenham inscrição no CadÚnico.

Da lista, a novidade é a inclusão de estudantes com o pagamento em dia e também daqueles com atraso no pagamento com mais de 5 anos. Ambos os grupos não constavam na medida provisória de dezembro de 2021.

Como fazer a renegociação do FIES?

Os estudantes que pretendem fazer a renegociação devem acionar o banco no qual possuem contrato com o FIES dentro do prazo definido pelo governo, que vai do dia 1º de setembro a 31 de dezembro de 2022.

Dois dos principais bancos do país, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, informaram que realizarão renegociações de forma remota. Elas anunciaram que, em breve, darão mais detalhes a respeito do processo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário