A Airfryer é, sem sombra de dúvidas, um dos aparatos de cozinha mais famosos da atualidade. É quase possível afirmar que todo mundo já aderiu às maravilhas que esse aparelho pode fazer na cozinha nos dias de hoje. O preço pedido pelo eletrodoméstico hoje é praticamente uma pechincha quando comparado às suas funções.
Veja também: Alerta! Se você gosta de assar carne na airfryer corre risco de explosão
Desde fazer receitas de formas mais rápidas do que o normal a fazer menos sujeira e permitir que alguns preparos sejam mais saudáveis, ela é um verdadeiro coringa! Não é à toa que cada dia mais as pessoas conseguem inventar novas receitas para serem usadas com a fritadeira elétrica.
Mas será que todo tipo de coisa deve ser feita ali? Essa pergunta é feita principalmente pelo fato de algumas das receitas usarem papel alumínio. Assim como era visto com o micro-ondas no começo, há várias discussões do que pode ou não pode ir à fritadeira. O papel alumínio está dentro dessas conversas acaloradas.
O que precisamos ter em mente é a função do papel alumínio no seu alimento, ligado ao quanto ele pode prejudicar o equipamento. Nós precisamos afirmar que não há nenhuma evidência científica que diga que o papel alumínio pode trazer problemas para a fritadeira, então não é uma questão de que ele pode estragar seu aparelho. Isso não vai acontecer.
Então tudo o que deve ser levado em consideração é as chances de o papel ser mal utilizado e fazer com que seu alimento não fique do jeito que você gostaria. Por exemplo: a fritadeira usa o vento quente para fritar os alimentos. Com o papel alumínio impedindo a comida de entrar em contato direto com ele, o processo fica mais lento.
Isso faz com que as coisas sejam assadas em vez de fritas, mas é preciso ter em mente que nem todo alimento dá certo ao ser preparado dessa maneira. Por causa disso, é muito importante que você pesquise bem sobre a receita que vai fazer antes de realmente colocar a mão na massa. Entenda se esse alimento pode ser feito na fritadeira.
E se for, é conveniente usar o papel alumínio? Caso não, mas você decida seguir esse caminho, o seu aparelho não vai estragar, mas a sua comida provavelmente vai.
Segue abaixo uma lista com dicas de momentos onde você deve repensar se vai mesmo usar o papel ou não.
- Nunca pré-aqueça a frigideira com papel alumínio, porque dessa forma ele não vai atingir a temperatura esperada;
- Nunca tente requentar a comida na fritadeira usando papel alumínio também, já que acaba estragando;
- Tente não colocá-lo embaixo da cestinha com o intuito de colocar a comida sobre o papel. A comida deve estar sempre dentro da cestinha.
- Tome cuidado para não usar pedaços finos demais do papel que possam rasgar durante o processo de fritura, pois eles podem voar para dentro do aparelho e danificá-lo.