scorecardresearch ghost pixel



Risco de explosão: conheça 6 alimentos que você NÃO pode colocar na airfryer!

A airfryer é um eletrodoméstico que conseguiu tornar a vida de muitos que cozinham muito mais fácil, mas ter em mente que não são todos os alimentos que podem colocados para cozinhar nela é extremamente importante para evitar acidentes.



Qualquer pessoa que cozinhe, concorda que a airfryer foi uma das melhores invenções da contemporaneidade, pois é por meio dela que nós podemos fazer com que pratos que antes demoravam horas no forno ou nos faziam ficar de pé ao lado do fogão por longos minutos, agora fiquem prontos muito mais rapidamente.

Veja também: Como fazer churrasco na airfryer: técnicas importantes para acertar o ponto da carne

O que promove uma série economia de gás, ou seja, do seu suado dinheirinho.

E mais do que pela sua velocidade, a airfryer que também é reconhecida pelas donas de casa por oferecer praticidade para o dia a dia e um pouco mais de saúde. Ela até é conhecida como “frita light”, já que você acaba consumindo menos gordura ao fritar as coisas usando o ar quente do que se estivesse fritando algo em óleo quente.

Porém isso não significa que a airfryer é um aparelho onde você pode adicionar literalmente qualquer alimento sem que nada de ruim aconteça com o utensílio, com a sua cozinha ou com você mesmo, então cuidado!

Assim como vemos com o micro-ondas, também há determinados alimentos que você não deve, em hipótese alguma, tentar cozinhá-los lá, pois um grande risco de explosão da comida é quase garantido. E para te ajudar a não dar bobeira com isso eventualmente, nós vamos citar alguns deles.

Empanado

Vamos começar então logo de cara com um item polêmico. Ora, muitas pessoas gostam de fritar salgados em uma airfryer e fazem isso com frequência, então qual é o problema com o empanado? Na verdade, a questão aqui é mais com os empanados de massas líquidas.

Sempre que um empanado é feito usando ovo ou aveia, ele poderá explodir. Isso acontece por causa da reação química desses elementos com o ar quente do aparelho, então é importante tomar cuidado.

Folhas leves

Se por qualquer razão que seja, você estiver pensando em colocar folhas na sua fritadeira elétrica, é bom escolher a dedo quais serão as escolhidas, porque pode não acabar bem!

As hortaliças mais leves como a couve, por exemplo, podem acabar se soltando e voando para dentro do aparelho. Sim, é isso mesmo! Além de perder a folha, algo pode acabar ficando entupido. Isso deverá fazer com que a sua fritadeira queime de vez, então se puder evitar… evite.

Pedaços muito grandes de carne 

A carne fica mais saudável na fritadeira, no entanto você deve tomar cuidado com o tamanho das peças que vai colocar ali, pois os pedaços de carne que são grandes demais normalmente contam com muita gordura e água dentro. Esses líquidos em contato com o ar quente também pode resultar em explosão.

Além do risco de incidente, a sua proteína pode ficar toda malcozida, já que não será frita igualmente.

Queijos em geral

Sabemos que é tentador cobrir algo com queijo e colocar na fritadeira, mas isso não é uma boa ideia. O ar quente pode fazer o queijo espirrar para tudo quanto é lado. Por mais que não explora, quem é que irá querer lidar com a enorme bagunça que ficará ali dentro?

Molhos

E por falar em líquidos, é importante nos lembrarmos que a fritadeira é elétrica, ou seja, o ideal não é molhá-la. Sendo assim, é importante evitar esse tipo de preparo para não danificá-la, sem falar que pensar em receber um respingo de molho quente quando formos abri-la não é nada agradável, certo?

Alimentos com gordura demais

E para encerrar, nós alertamos que você deve evitar colocar ali as comidas com muita gordura, pois o calor vai fazer com que a gordura fique se soltando do alimento e subindo, o que pode impregnar no aparelho e fazer mal para fiação ali. Eventualmente isso pode destruir a sua fritadeira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário