scorecardresearch ghost pixel



Uso desconhecido da casca de banana: assim você pode fazer receitas mais saudáveis

As cascas de alimentos naturais costumam ser jogadas fora, porém, muitas delas apresentam propriedades nutritivas importantes para a alimentação humana.



A casca de banana acaba sendo descartada por engano, mas as pesquisas recentes demonstram que isso é um erro. Suas propriedades nutritivas justificam as inúmeras receitas que vêm surgindo usando o insumo. A fruta como um todo apresenta versatilidade, sendo eficiente no preparo de farinhas, carnes vegetais e até suplementos alimentares. 

Veja também: Conheça algumas frutas raras que chegam a custar até R$ 50 mil

Cookies mais nutritivos

Um estudo publicado na ACS Food Science and Technology, apontou que a farinha de casca de banana aumenta o potencial nutritivo de receitas. A princípio foi utilizada em uma mistura de cookie, apresentando excelentes diferenciais. Quando feito apenas com trigo, o biscoito passa a ter mais calorias e menos nutrientes necessários para o organismo humano.

Vitaminas e minerais

Assim como outras frutas, os vários tipos de bananas concentram vitaminas e minerais em sua superfície. A banana nanica é a mais palatável e costuma ser usada no preparo de carnes que complementam a dieta vegetariana e vegana. Rica em fibras, magnésio e potássio, seu consumo torna-se indispensável na rotina de quem quer garantir um bom estoque de energia. 

O uso da casca de banana em preparos culinários

O exemplo da farinha é importante para mostrar como a casca de banana ajuda a reduzir o consumo de carboidratos cheios de caloria, priorizando o emagrecimento. A carne vegetal também garante excelentes fontes nutritivas, mas não deve ficar restrita a esses preparos. Doces, farofas e até massas podem ser desenvolvidas a partir do farelo das cascas.

O processo de desidratação não é difícil, basta remover a parte branca e deixar a parte externa em um forno. Dentro de 30 minutos, as cascas vão começar a apresentar uma textura quebradiça, permitindo que seja triturada no liquidificador. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário