scorecardresearch ghost pixel



Vitória na Justiça garante cobertura dos planos de saúde? Saiba TUDO!

Mesmo com as multas definidas em decisões favoráveis da Justiça, os planos de saúde não atendem o cumprimento de determinados procedimentos. Veja quais as consequências disso.



Decisões favoráveis na Justiça não têm sido o bastante para garantir a cobertura por parte dos planos de saúde. A situação foi agravada depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as operadoras não precisam mais cobrir os procedimentos que não estão no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Leia mais: Planos de saúde não poderão limitar algumas consultas e sessões; saiba quais

É por essa razão que está cada vez mais comum que os clientes das operadoras relatem o descumprimento das decisões. Nem mesmo as multas estipuladas pela Justiça conseguem reverter o quadro de negativas.

Decisões na Justiça e a cobertura dos planos

A decisão do STJ foi tomada em junho deste ano. Desde então, pelo entendimento da Corte, os planos de saúde são obrigados a cobrirem apenas os atendimentos listados pela ANS.

Acompanhando os prejuízos provocados pela decisão e a falta de atualização do rol de procedimentos, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que amplia o atendimento.

O texto segue para o Senado e deve aquecer novamente a polêmica em relação ao que os planos de saúde devem ou não atender. Até que algo seja feito, os clientes das operadoras seguem com as tentativas junto à Justiça, mas nem sempre é possível garantir a cobertura.

Em entrevista ao portal IG, a advogada Marina Pauleli afirma que o descumprimento de uma medida judicial é grave. Apesar disso, isso é muito comum por parte dos planos de saúde.

“Fica um questionamento para o Judiciário: como conseguir a efetividade de suas próprias decisões, já que nem as multas são capazes de fazer as empresas cumprirem a determinação do juiz?”, questiona a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário