scorecardresearch ghost pixel



Assustador: cientistas revelam quantas formigas existem na Terra

Descubra agora quantas formigas existem no planeta Terra e fique assustado com o peso que todas elas seriam capazes de exercer em uma balança.



Uma das perguntas mais intrigantes que muitas pessoas já se fizeram é sobre quantas formigas existem no planeta terra. Afinal de contas, basta olhar para um formigueiro e você terá a noção de que o número é realmente grande e deve ser difícil de contar. 

Veja também: Entenda as razões do aumento do consumo de insetos comestíveis

No entanto, cientistas da Universidade de Julius Maximulians (JMU), na Alemanha, chegaram a um número estimado sobre o assunto.

Quantas formigas existem no planeta terra inteiro?

Os pesquisadores começaram a tentar encontrar uma solução para a dúvida inquietante de quantas formigas poderiam existir atualmente sobre o planeta Terra. Para encontrar uma resposta aproximada do número real – já que não é possível contar formiga por formiga, os acadêmicos utilizaram 489 estudos sobre o tema.

De acordo com as informações, os trabalhos analisados envolviam diversos detalhes sobre os temas continentais e de habitat para as formigas. Sendo assim, eles conseguiram fazer cálculos e chegaram a um número aproximado de quantas formigas podem estar vivas nesse momento em todo o globo terrestre.

Afinal de contas, qual é o número real?

Segundo os pesquisadores, é provável que exista algo perto de 20 quatrilhões de formigas vivas e ativas em todo o planeta neste exato momento. O número assim pode não parecer tão grande, mas basta escrevê-lo com todos os zeros para dimensionar melhor: 20.000.000.000.000.

Para se ter noção, existem 2 mil vezes mais formigas na Terra do que estrelas na Via Láctea, por exemplo. Isso quer dizer que, mesmo em proporções astronômicas, a quantidade de formiga é realmente assustadora.

Além de entender quantas formigas existem na terra, os cientistas foram além e calcularam o peso que todas elas poderiam exercer juntas. A resposta foi algo em torno de 12 milhões de toneladas. Exatamente, imagine ter uma quantidade de formigas igual a 12 milhões de toneladas.

Claro que os resultados são apenas estimativas, mas levam em consideração uma série de fatores reais e, por isso, se aproximam da realidade dos fatos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário