scorecardresearch ghost pixel



Duas xícaras de chá preto por dia pode aumentar longevidade, diz pesquisa

Determinadas ervas podem influenciar na regulação do metabolismo, permitindo que uma pessoa desenvolva hábitos mais saudáveis.



Presente na cultura asiática, o hábito de beber chá preto há muitos anos tem sido associado a maior longevidade. Porém, isso era uma afirmação que estava presente apenas no senso comum e agora os pesquisadores conseguiram se aprofundar nos estudos. Os resultados foram positivos, mostrando que o consumo ajudava a manter o organismo funcionando muito bem. 

Veja também: Chá para combater diabetes e proteger o fígado: cardo-mariano

Questão de ciência

A pesquisa foi publicada no jornal científico ‘’Annals of Internal Medicine’’, no dia 30 de agosto deste ano. Portanto, considera-se uma análise recente que busca influenciar outros estudos. Assim como o chá verde, a erva mate costuma levantar muitas discussões, porque as pessoas criam associações envolvendo uma melhora no dia a dia após a ingestão de infusões. 

Prevenção de doenças

Considerando doenças do sistema cardiovascular, ataques cardíacos e derrames, todos esses quadros podem ser reduzidos com a introdução de chás pretos na dieta. Os grupos que participaram da observação e bebiam frequentemente a bebida, apresentaram de 9% a 13% menos riscos de morrer por qualquer causa listada anteriormente. 

Melhor do que o chá verde

Aparentemente, o chá preto mostrou-se melhor do que o chá verde, porque em grandes doses ainda continua sendo um excelente produto para controlar a pressão sanguínea. Enquanto isso, o poder antioxidante da segunda opção costuma exigir certos cuidados, dependendo da procedência. Duas xícaras por dia conseguem aumentar a sua expectativa de vida.

Quem deseja reduzir o consumo de café, o chá preto ainda é uma excelente opção por ter aroma e sabor similares. Pode ser acrescentado em sucos naturais de frutas, como manga ou leite. Entre os inúmeros benefícios, levando em conta suas propriedades, estão a promoção da digestão e mais energia.

Se você deseja envelhecer bem e garantir mais disciplina durante as tarefas do trabalho, considere substituir um pouco da cafeína.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário