scorecardresearch ghost pixel



Faça ISSO para descobrir se o seu CPF está irregular (e como resolver)

O sistema indica se o CPF está regular. Se não, o cidadão deve resolver o quanto antes a pendência. Aprenda como regularizar o documento.



O CPF é um dos documentos mais importantes de todo cidadão brasileiro. Só que muita gente deixa de conferir o status capaz de resolver qualquer pendência que necessite de regularização. Então, saiba como consultar se o seu CPF está regular e o que fazer se o sistema indicar algum erro.

Leia mais: Siga esses passos para emitir a segunda via do CPF e RG de graça

A consulta é por meio do site da Receita Federal. O cidadão que fica com o CPF irregular pode ter várias restrições no dia a dia. É mais difícil conseguir empréstimos, cartões e outros bloqueios provocados pelo documento irregular.

Aprenda a consultar se o CPF está regular

Para consultar se o CPF está regular, o cidadão deve acessar o site da Receita Federal e inserir o número do documento, assim como a data de nascimento. Ao clicar em “Consultar” o sistema indica as informações sobre o CPF. Outro caminho para a consulta é por meio do aplicativo CPF Digital.

Em todos os casos, o cidadão vai encontrar as seguintes informações:

Regular: indica que está tudo certo com o CPF, sem qualquer pendência. É importante apenas conferir todas as informações no sistema para checar se os demais dados estão corretos. Se houver alguma informação errada é possível atualizar os dados por meio do site da Receita Federal.

Pendente de regularização: se o sistema retornar essa mensagem durante a consulta, o cidadão deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda de envio obrigatório, por exemplo. Se for essa a razão é preciso entregar a declaração que falta. Basta conferir no portal do governo federal, o gov.br.

CPF suspenso: nesse caso, o cadastro está incorreto ou incompleto. Mais uma vez, o cidadão tem que regularizar a situação junto à Receita Federal.

Titular falecido: se o sistema indicar indevidamente essa informação, o cidadão tem que procurar atendimento em uma agência da Receita para resolver o problema.

Cancelado: o CPF foi cancelado por multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial.

Ao enviar o formulário para a Receita, por meio da internet, o cidadão recebe um código. Ele pode acompanhar o status do processo. O prazo para resolver a situação é de até 90 dias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário