Fazer xixi de madrugada revela algum problema de saúde?

A condição conhecida como noctúria afeta parte da população mundial, mas pode representar alguns riscos envolvendo o funcionamento do organismo.



Interromper o sono involuntariamente para urinar uma vez ou outra, realmente não é perigoso, observadas as condições em que isso ocorreu. Por exemplo, se você exagerou na bebida alcoólica ou consumiu muito líquido poucas horas antes de deitar, parece razoável que a sua bexiga fique sobrecarregada. Portanto, esteja sempre atento aos seus hábitos noturnos. 

Veja também: Dormir pouco pode desencadear comportamento egoísta, afirma estudo

Influência de produtos diuréticos 

Algumas substâncias têm efeito diurético, ou seja, aceleram a pressão nos rins que passa a produzir mais urina em um curto espaço de tempo. Dessa forma, a necessidade de urinar aumenta sob a ação de certos alimentos e medicamentos. A cafeína, álcool e remédios para pressão alta causam noctúria, assumindo uma relação direta entre esses sintomas e a ingestão de certos componentes. 

Comprometimento hormonal 

Qualquer impacto hormonal tem um grande impacto no metabolismo, acelerando ou diminuindo funções biológicas. A gravidez pressiona a bexiga, fazendo com que a gestante use o banheiro com mais frequência ao longo do dia, mas principalmente à noite. Homens com hiperplasia prostática benigna, que gera um aumento na próstata, também têm dificuldade de conter a urina. 

Problemas ligados à noctúria 

Fazer xixi de madrugada pode gerar vários desconfortos, mas não representa o problema em si, pois está relacionado a sintomas específicos. Condições como diabetes descontrolada, ansiedade e deficiências renais costumam estar ligadas a esses sinais. Ao perceber que existe uma disfunção crônica, não deixe de consultar um especialista e realizar exames de rotina. 

Levantar para ir ao banheiro direto, interrompe o sono e prejudica sua qualidade mesmo que seja apenas uma vez. Essas interrupções comprometem a disposição durante o dia e acaba levando ao cansaço. Preocupe-se em adotar um estilo de vida saudável, cuidando da alimentação e assumindo uma rotina de exercícios físicos que atendam suas necessidades. Não coma ou beba nada em excesso pelo menos 2 horas antes de dormir, procurando evitar essa situação. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário