A ativação do 5G começou em diversas capitais brasileiras, e com a nova tecnologia alguns cidadãos podem sofrer interferências no sinal da TV. Para garantir o correto funcionamento, todos os canais da Banda C (parabólica) serão transferidos para a Banda Ku.
Leia mais: Tarifa Social: desconto na conta de energia pode ser ampliado para NOVO grupo
O processo de desligamento só será concluído em 31 de dezembro de 2025, mas o governo já começou a adotar medidas para evitar prejuízos à população. Uma delas é a distribuição do Kit Antena para as famílias de baixa renda.
A ação é realizada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), com apoio do Ministério das Comunicações e outras entidades.
Quem pode receber o Kit Antena?
Todas as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) que utilizam antenas parabólicas podem solicitar o kit com sinal digital. O agendamento já está disponível nas capitais onde o 5G foi ativado.
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou total de até três salários. A inscrição também está disponível para lares com renda acima dessas, mas que estejam vinculados ou solicitando algum programa ou benefício que utilize o CadÚnico.
Como solicitar o Kit Antena?
O interessado que se enquadra nos requisitos mencionados pode solicitar a troca pelo telefone 0800 729 2404 ou no site da Siga Antenado. A instalação é gratuita.
A família que utiliza antenas digitais externas (tipo espinha de peixe) ou internas já tem acesso à TV Digital e não precisará fazer a mudança. O mesmo vale para quem possui TV por assinatura.