scorecardresearch ghost pixel



Identidade Digital: veja como emitir o documento pelo celular

Nova versão do documento está disponível nos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Goiás e no Distrito Federal.



A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) começou a ser emitida em parte o país, mas o prazo para que todos os estados se adequem ao modelo vai até 6 de março de 2023. Enquanto isso, o documento atualizado está disponível nos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal.

Leia mais: CNH antiga perdeu a validade com a chegada da nova?

A versão substitui o antigo RG (Registro Geral) com uma série de novidades que a deixaram mais moderna e segura. Para evitar fraudes, o governo federal adotou a numeração única por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Em tese, um cidadão conseguia ter até 27 documentos com números diferentes apenas tirando uma identidade em cada estado e no DF. Com a mudança, a numeração passa a ser unificada em todo o país.

Como solicitar a nova identidade?

O documento também será emitido na versão digital, que vem como mesmo layout e a mesma segurança da física. Nos estados onde ele já está disponível, o interessado deve comparecer aos locais de atendimento para solicitar sua emissão.

Para solicitar, é preciso apresentar certidão de nascimento ou casamento; documento de identificação com foto; e CPF regularizado. A situação do CPF pode ser consultada no site da Receita Federal, na aba “Comprovante de Situação Cadastral”.

Também é possível emitir o documento pelo mesmo portal. Já quem precisa regularizar o CPF deve enviar um e-mail para a Receita, contendo cópias dos documentos pessoais exigidos. A lista pode ser conferida no site do órgão.

Como emitir a versão digital?

Depois de todo o processo, é só baixar o aplicativo gov.br e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o app gov.br;
  2. Informe o nome de usuário e a senha;
  3. Toque em “Carteira de documentos”;
  4. Clique no ícone “+”;
  5. Escolha a opção “Carteira de Identidade”;
  6. Clique em “Adicionar documento”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário