Infelizmente, a falta de diálogo impede que todos possam se desenvolver de forma saudável, gerando aprendizado. Sendo assim, nem todos conseguem sair melhor de determinada situação amorosa. A função do namoro ou casamento na vida é de despertar felicidade e apenas sentimentos bons, exigindo um olhar atento em relação a cada uma das atitudes.
Veja também: O que é breadcrumbing? Descubra se isso afeta o seu relacionamento
Ações que desgastam o relacionamento amoroso
Ignorar a importância do romantismo
Ao deixar de lado pequenos gestos de carinho, como dizer ‘’eu te amo’’ ou acordar a pessoa com um café da manhã especial, acaba deixando a cumplicidade esfriar. Dessa forma, não deixe de falar bom dia, oferecer beijos e conceder elogios, por mais simples que sejam. A conquista precisa ser diária para manter viva a paixão e também o amor.
Deixar o outro sobre atarefado
Em uma união estável, é necessário dividir todas as responsabilidades, evitando que alguém chegue à exaustão mental. A importância de repartir os deveres está ligada a um melhor aproveitamento do tempo livre à dois. A empatia e o respeito são imprescindíveis para uma troca duradoura e saudável, considerando as necessidades de todos.
Não compartilhar as experiências do dia
É certo que as pessoas que decidem viver juntas, também têm seu espaço e vida individuais. Contudo, ao chegar em casa, demonstra interesse na vivência alheia, dispondo-se a ouvir e falar do que lhe interessou. A afinidade entre companheiros geralmente se constrói nas conversas do cotidiano, compartilhando opiniões e sonhos.
Negligenciar a comunicação
Se você tem medo do conflito e de declarar qualquer emoção ao lado de quem precisa te apoiar, talvez seja a hora de repensar o relacionamento. Verifique se a sincronia permanece a mesma dos primeiros encontros, apostando na sinceridade. Confie na honestidade e tente entender se existe afeto o suficiente para continuar enfrentando desilusões.
Reclamar de forma direta ou indireta do parceiro
Mesmo que isso não seja externalizado, ficar duvidando da capacidade ou dos sentimentos do seu companheiro, só promove mais afastamento. Aos poucos, essas críticas, verbalizadas ou não, desgastam rapidamente uma relação. Caso não seja resolvida de prontidão, pode resultar em problemas emocionais.