scorecardresearch ghost pixel



Quase 200 mil motoristas devem ter a CNH suspensa ainda neste ano

O motorista que ultrapassa o limite de infrações pode ter a CNH suspensa, mas omesmo vale para quem comete alguma falha de caráter autossuspensivo. Entenda.



Os condutores que extrapolaram o limite de infrações podem ser a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Só em Pernambuco, quase 200 mil motoristas estão nessa situação. O número foi divulgado pelo Departamento de Trânsito (Detran) do estado e serve de alerta para os condutores de todo o país.

Leia mais: Sua CNH venceu em setembro de 2021? Prazo de renovação termina amanhã, 30

A suspensão pode variar de dois meses a um ano. O prazo depende da situação de cada motorista, pois é dado com base nas infrações cometidas no período de 12 meses. São duas as causas para a suspensão da CNH: exceder o limite de pontuação ou cometer alguma infração de caráter autossuspensivo.

CNH suspensa

As violações que levam à perda da CNH com base no caráter autossuspensivo têm relação com os condutores flagrados em disputa de racha ou que dirigem sob efeito de álcool. São dois exemplos da gravidade da imprudência que representa um alto risco à vida de quem dirige e também de outras pessoas envolvidas no trânsito.

Ter a carteira suspensa é um grande problema para milhares de motoristas, visto que muitos usam os veículos a trabalho, por exemplo. Nesse caso, perdê-la é comprometer também a fonte de renda. Uma situação realmente difícil para quem vive em cidades onde o transporte público não é tão eficiente.

Por todas essas razões, o ideal é sempre seguir as leis de trânsito e evitar as transgressões que acumulam pontos e podem levar à suspensão da CNH. Veja abaixo mais alguns exemplos de faltas de caráter autossuspensivo:

  • Pilotar motocicleta sem capacete;
  • Se recusar a passar pelo teste do bafômetro;
  • Dirigir em velocidade superior a 50% do permitido;
  • Dirigir alcoolizado;
  • Participar de disputas de corrida (racha).

Só em Pernambuco, segundo dados divulgados pelo Detran do estado, cerca de 167 mil motoristas estão em risco de perder a carteira ainda neste ano. Quando isso acontece, o condutor só volta a ter o direito de dirigir depois de passar pelo curso de reciclagem e cumprir o prazo da suspensão.

Para conferir a quantidade de faltas e os pontos, a pessoa deve acessar o site do Detran do estado onde mora. A consulta é gratuita. É só buscar pela informação na aba “CNH”, na opção de “Consulta de Pontos da CNH”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário