scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp identificar duas falhas críticas de segurança aos usuários

Entenda o que precisa ser feito para garantir a segurança durante o uso do WhatsApp em seu celular a partir de agora. Duas falhas foram encontradas pela empresa.



Nas últimas atualizações de seu serviço, o aplicativo de mensagens WhatsApp corrigiu dois problemas “extremamente urgentes” que permitiam o acesso a celulares. Eles afetam todos os usuários que tinham o aplicativo instalado em seus celulares e, o pior, é que a invasão dos hackers era silenciosa. Apesar de ser corrigido, aqueles com versões menos recentes estão em risco.

Veja também: WhatsApp terá chamadas por vídeo através de link compartilhável

Atualize seu aplicativo WhatsApp para se proteger

A página de Avisos de Segurança da empresa listou duas vulnerabilidades que foram classificadas como críticas e de alta gravidade. Ambos facilitaram a execução remota de código malicioso e, em princípio, a possibilidade de acessar e controlar remotamente qualquer comando do dispositivo.

O bug foi relatado usando um identificador CVE, que é a maneira padrão que as empresas relatam seus bugs. Isso afeta versões anteriores a 2.22.16.12 para Android e v2.22.15.9. para iOS, incluindo a versão do WhatsApp Business.

Uma das falhas se aproveitavam de videochamadas para efetuar a invasão no celular da vítima.

Quais foram os problemas identificados?

O primeiro, identificado como CVE-2022-36934, permitiria a execução remota de código durante uma chamada de vídeo manual. Ele tem uma pontuação de 9,8 em 10 na escala de gravidade e foi classificado como crítico, o que equivale ao nível de ameaça mais alto possível dentro do WhatsApp.

O segundo é o CVE-2022-27492, que permitiria os mesmos ataques, mas após o envio de um arquivo de vídeo malicioso. Foi classificado como de alta gravidade com 7,8 na mesma escala. Ambos foram corrigidos pelos desenvolvedores da Meta que trabalham no WhatsApp.

Como se proteger do problema completamente no WhatsApp?

A solução é muito simples. Os usuários devem atualizar o WhatsApp para a edição mais recente disponível em seu software. A empresa recomendou que seja utilizado a partir da versão 2.22.16.12 ou superior, que também incorpora novas ferramentas e funções.

Para isso, acesse a loja de apps do seu aparelho, procure pelo mensageiro e toque em atualizar a versão. Pronto! Você estará protegido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário