scorecardresearch ghost pixel



Alimentos falsificados! ESTES são os produtos mais adulterados no Brasil

Grande parte dos alimentos adulterados estão na mesa dos brasileiros, como é o caso do café e do suco de laranja. Confira quais são os demais produtos para retirar das suas compras.



Assim como acessórios, roupas, eletrônicos e joias, os alimentos também podem ser adulterados e vendidos como originais para os consumidores. Esta é uma prática bastante comum no Brasil. Não é à toa que alguns produtos que são campeões de falsificação estão presentes na rotina e na alimentação de diversos brasileiros. Dá uma olhada!

Leia mais: Confira os melhores alimentos para combater a incidência de câncer

Segundo a BCR V7 Food, a norma global de segurança alimentar, a falsificação de um produto alimentício se dá por sua diluição, substituição ou adição intencional de sua matéria-prima para o aumento do lucro da empresa. A finalidade pode ser comprovada pelo aumento do valor dos produtos ou por sua redução no custo de produção.

Quais são os alimentos mais alterados no Brasil?

Seja por inocência ou pelo preço chamativo, alguns dos produtos mais adulterados no país estão presentes no dia a dia da maioria dos cidadãos brasileiros. A grande maioria faz uso desses alimentos porque não sabem da procedência ou sequer imaginam como é possível conferir a autenticidade deles. Veja a nossa lista e abra o olho!

1. Café

café todos os dias

A bebida mais consumida no Brasil é também o produto que mais sofre modificações. Algumas marcas misturam o pó do grão com cevada, centeio, milho. Em casos mais preocupantes e extremos, não fazem a devida separação e permitem que o consumidor beba café com casca de árvore e os galhos da colheita.

2. Azeite

Ao escolher um azeite na prateleira do mercado, é necessário ficar atento aos ingredientes que o compõem e também à denominação do produto em sua embalagem. O azeite deve ser extravirgem, sem adição de óleo de palma, milho e demais óleos.

3. Leite

Um dos ingredientes de maior polêmica no universo nutricional. O leite pode conter água, soro de leite, proteína de leite e até soda cáustica. Em resumo, esses elementos podem ser adicionados ao produto em suas diferentes etapas de produção, causando a adulteração e gerando risco para a saúde dos consumidores a longo prazo.

4. Açafrão

Conhecido como uma das especiarias mais caras do mundo, o açafrão é comumente alterado devido ao seu valor. Sendo assim, entre os ingredientes adicionados ao açafrão puro, você irá encontrar amido, corante amarelo e gelatina.

5. Suco de laranja

Algumas empresas adicionam sucos de outras frutas para complementar o suco de laranja, como o de uva. Além disso, é comum verificar a adição de extrato de flor de calêndula e extrato de páprica em sua lista de ingredientes.

6. Mel

Mel

O mel vendido nos supermercados geralmente sofre uma alteração quando é misturado com ingredientes como frutose e glicose. Alguns produtos vendidos como mel nada mais são do que apenas uma mistura de xarope de milho, glicose e aromatizante. Desse modo, vale lembrar que apenas o mel puro tem capacidade de cristalização.

Essa, inclusive, é uma forma de verificar a qualidade do mel.

7. Suco de maçã

Por fim, o suco de maçã vendido em caixinha ou garrafas pode contar com xarope de milho, adoçante sintético e arsênio em sua composição. Redobre os cuidados na hora de escolher as suas bebidas na próxima compra.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário