scorecardresearch ghost pixel



Caixa suspende novos empréstimos do Auxílio Brasil até o dia 14

A suspensão dos empréstimos foi determinada pela Caixa no dia 1º de Novembro. A modalidade já distribuiu mais de R$ 5,5 bilhões para beneficiários.



A Caixa Econômica Federal informou que novos empréstimos no consignado do Auxílio Brasil estão suspensos até o próximo dia 14. A instituição justificou a suspensão devido ao Dataprev estar processando as folhas de pagamento do Auxílio Brasil durante esse período. Assim, a suspensão temporária dos contratos ocorreu no dia 1º de novembro, dois dias após o resultado das eleições, que obteve Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente eleito.

Veja também: Geraldo Alckmin é escolhido por Lula para liderar equipe de transição

Além disso, a Caixa informou que o período de suspensão se iniciou a partir das 19h do dia 01 de novembro e permanecerá até as 07h do dia 14 de novembro. De acordo com dados divulgados pelo banco, o consignado do Auxílio Brasil já concedeu R$ 5,5 bilhões para os beneficiários.

Empréstimo foi aposta para reeleição de Bolsonaro

A modalidade de empréstimos pelo Auxílio Brasil foi uma das apostas da equipe de Jair Bolsonaro (PL) para tentar sua reeleição. O intuito era de conseguir mais votos em seu pleito para garantir mais quatro anos de mandato como presidente do país. Entretanto, a medida trouxe inúmeras discussões e polêmicas, uma vez que traz riscos de superendividamento para uma população economicamente frágil.

De acordo com uma avaliação realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a prática política do candidato se demonstrou oportunista. Assim, o instituto afirma que não houve análise sobre os riscos negativos para a parte da população que decida por aderir ao empréstimo.

Além disso, uma recomendação de suspensão do empréstimo aconteceu no fim de outubro pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O conselho era de suspender os valores até que a Corte pudesse analisar a regularidade das operações realizadas. Tanto o Ministério da Cidadania quanto o Dataprev foram procurados para prestarem explicações acerca das medidas. Porém, nenhum deu respostas.

Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil declaram apoio à transição de governo




Voltar ao topo

Deixe um comentário